Ações preventivas da Prefeitura de Aracaju melhoram capacidade de escoamento das chuvas e ajudam a evitar transtornos

Agência Aracaju de Notícias
03/11/2020 11h58

Equipes da Prefeitura de Aracaju seguem monitorando os possíveis pontos de alagamentos na cidade, em decorrência das chuvas que ocorreram na segunda-feira, 2. De acordo com a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), nas últimas 24h choveu cerca de 70 mm na cidade, volume superior ao esperado. Contudo, a capital sergipana reagiu bem à carga d'água, em virtude de ações preventivas executadas pela administração municipal, que ajudaram a evitar transtornos mais severos.

Conforme o ClimAju (https://www.instarain.com.br/mapa), plataforma criada pela Prefeitura para monitorar a incidência de chuvas na cidade, em tempo real, nas próximas horas a previsão é de tempo nublado, com possibilidade de chuvas em torno de 15 mm em toda a cidade.

"No início da tarde de ontem nós fomos surpreendidos por um grande volume de chuva, que não estava nas previsões. A previsão de maior chuva era de 15mm e nós tivemos precipitação de aproximadamente 70mm em quase toda a cidade. É importante frisar que, graças ao trabalho preventivo, que vem sendo feito pela Prefeitura de Aracaju, como limpeza de canais, de boca-de-lobo, o tempo de resposta pós-evento foi bom, levando-se em consideração que a maré estava enchendo. A Defesa Civil, por sua atuação prévia nas áreas de risco, imediatamente, assim que começaram as chuvas, colocou equipes nas ruas. Foi uma chuva muito forte, não prevista, mas que a cidade, por sua capacidade de resiliência, se mostrou pronta, com as equipes de imediato nas ruas", destaca o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

O secretário relata, ainda, que, como havia a possibilidade de continuação das chuvas durante a noite de ontem e a madrugada desta terça-feira, o que não ocorreu, as equipes estiveram de plantão para intervir a qualquer momento, sempre de olho nos pluviômetros, aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva.

"Acompanhamos os pluviômetros de duas em duas horas. Com isso, a gente tem um mapeamento bem melhor de toda a cidade. Em qualquer lugar do mundo, quando se tem uma concentração de chuva muito grande por um curto espaço de tempo, ocorre alagamento. E o que a gente entende nesse sentido é a capacidade de resposta, a prevenção e a resiliência que tem a cidade para enfrentar eventos adversos. Continuamos atentos, mas o importante é que tão logo presenciamos a mudança de tempo e percebemos que a chuva é forte, estamos nas ruas para remediar possíveis transtornos", frisa Luís Fernando.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, concorda. De acordo com ele, a cidade conseguiu suportar a carga d'água, em virtude das intervenções em infraestrutura que acontecem por toda a cidade.

"A cidade recebeu um volume bastante significativo de chuva nas últimas 24 horas. Ontem, em menos de duas horas, o índice pluviométrico chegou a 70 mm. É natural que, no momento da chuva torrencial, ocorram alagamentos nas vias. Mas tão logo a chuva cessou, as águas escoaram. Isso significa que o trabalho realizado de forma preventiva, na limpeza das bocas-de-lobo e canais, foi efetivo. Além disso, as obras estruturantes realizadas no município contribuíram para minimizar os impactos das chuvas, a exemplo da avenida Euclides Figueiredo. Naquele local, historicamente, a via ficava intransitável. Ontem, tivemos uma resposta positiva da obra, pois a avenida suportou bem à forte chuva", reforça Ferrari.  

Ocorrências

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, informa que, durante o período de chuva da segunda-feira, foram atendidas sete ocorrências, por meio do número 199. "As ocorrências mais significativas foram risco de desabamento de placa publicitária no bairro Jardins; desabamento de telhado no bairro Porto Dantas, cuja casa foi totalmente interditada e a família encaminhada pela Assistência Social do município; e um possível desabamento do chamado 'prato de banda' de uma casa no bairro América, além de alguns pontos de alagamentos na cidade. Demandamos apoio da SMTT, Emurb e Emsurb. A região do Mosqueiro choveu mais, cerca de 100mm", afirma o major Sílvio.

O major relata também que a Defesa Civil municipal atendeu, na manhã desta terça-feira, 3, outra ocorrência relacionada a risco de desabamento, registrada por meio do número emergencial 199. Conforme o major, o chamado diz respeito ao desprendimento de parte do forro de gesso, no interior de um estabelecimento comercial, localizado no Centro da cidade.

"Hoje atendemos uma ocorrência numa loja do Centro da cidade, que apresentou problemas de infiltração no forro. A situação ocorreu durante a chuva de segunda-feira, porém, apenas com a abertura da loja, nesta manhã, houve a identificação do fato e acionamento do órgão. A área impactada foi isolada e o proprietário foi notificado para realizar a recuperação necessária, no prazo de sete dias. A notificação também determina que não haja a circulação de pessoas no local afetado", afirma o major.