Prefeitura de Aracaju intensifica o monitoramento de canais da capital

Serviços Urbanos
03/11/2020 15h23



Na manhã desta terça-feira, 3, técnicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) percorreram diversos canais da cidade. A ação teve como objetivo acompanhar o escoamento das águas e, posteriormente, alinhar ações de melhoramento da drenagem da rede pluvial. A atividade foi intensificada após as fortes chuvas que atingiram a capital que, de acordo com a Secretaria da Defesa Social e Cidadania (Semdec), registraram um acumulado de 111 milímetros nas últimas 24 horas, com base em dados coletados às 8 horas de hoje, por meio do sistema de monitoramento do clima, ClimAju.

No canal do conjunto Médici, no bairro Luzia, por exemplo, foi observado o nível da água e a tela de contenção instalada para reter os resíduos provenientes do descarte irregular.  Foram monitorados também os canais localizados nos conjuntos Lourival Batista, JK, Sol Nascente, Santa Lúcia, Largo da Aparecida, Pedro Paes Azevedo, Airton Teles, Durval Chagas, Germiniano Maia, e no loteamento Jardim Bahia, na Soledade.

“O monitoramento acompanha, inclusive, os serviços de limpeza executados através dos 
métodos manual, mecanizado, por barragem móvel ou ainda, com o uso da tela de contenção, que otimiza a remoção do lixo, que, se não recolhido, pode obstruir as entradas das galerias”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

De acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, esse trabalho faz parte do plano de prevenção, adotado pela administração municipal para evitar ou inibir situações de alagamentos e transbordamento de canais. 


Limpeza

Conforme a programação desta terça-feira, estão sendo realizados os serviços de limpeza em canais que cortam os bairros Santa Maria, conjunto Lourival Batista, avenida Alan Kardec, no Cirurgia, loteamento Nova Liberdade, no Olaria, e praia Formosa, na 13 de Julho.