Meio ambiente: Aracaju terá coleta seletiva ampliada com contratação da Care

Agência Aracaju de Notícias
03/11/2020 16h50

Aracaju é a primeira cidade de Sergipe a contratar uma cooperativa de reciclagem para atuar junto ao município na coleta e na destinação dos resíduos. Isso foi possível através de um convênio da Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care). Com o contrato, assinado na última semana, a cooperativa passa a compor o Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos da capital de forma remunerada, o que ampliará a atuação dos catadores e os impactos da reutilização dos resíduos na capital.

“Esse serviço é muito importante em vários aspectos: representa a possibilidade de ampliação da coleta seletiva; de economia com o preço de coleta e destinação que o município paga; para a sobrevida dos aterros e a ampliação do processo de sustentabilidade”, avalia Luiz Roberto Dantas, presidente da Emsurb.

Segundo ele, a Emsurb continuará destinando à Care os resíduos sólidos recolhidos através do Cata Treco, dos 60 Pontos de Entrega Voluntária (PEV,s) e dos Ecopontos que a Prefeitura mantém. A Care também ficará responsável pela coleta seletiva porta a porta, ampliando o serviço. 

“É uma alegria muito grande e um reconhecimento ao nosso trabalho. Daremos um salto, não só no serviço que prestamos, mas também no ambiente da cooperativa”, afirma a presidente da Care, Socorro Soares dos Santos.

Para além disso, a nova forma de atuação da cooperativa, segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Alexander Lemos, possibilitará que Aracaju dê mais um passo para ser uma cidade cada vez mais sustentável, com um melhor uso dos recursos naturais. “Com esse convênio, estamos atendendo aos verdadeiros princípios da reciclagem, que são propiciar uma melhor utilização dos recursos naturais e a geração de renda para as pessoas que trabalham com isso. Desta forma, damos uma nova destinação a um material já utilizado, diminuindo o impacto desse uso”, argumenta o secretário.

Legislação

A contratação de uma cooperativa para atuar junto ao poder público nessa tarefa está prevista na lei 12.305, de 2010, cujo cumprimento ainda está restrito a poucas cidades, como Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e Maceió. “Era um ponto que precisava ser melhorado dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos; uma ação que vai beneficiar a todos os envolvidos, seja a Prefeitura, por poder contar com a formalização da parceria, seja para a cidade, que vai contar com um serviço amplificado”, ressalta Luiz Roberto.