Avenida Euclides Figueiredo suporta forte chuva após obra de infraestrutura

Agência Aracaju de Notícias
02/11/2020 18h21

Passados, aproximadamente, cinco meses da conclusão da obra de infraestrutura da Euclides Figueiredo, zona Norte, a avenida tem mantido uma resposta positiva diante de chuvas fortes, como a registrada na tarde desta segunda-feira, 2. Em duas horas, foram registrados quase 70 mm de acumulado, volume que foi distribuído com intensidade na região onde a via se localiza. Ainda assim, a Euclides não apresentou ocorrência derivada da chuva. 

O esperado pela previsão era um volume de 15 mm para todo o dia. No entanto, em poucas horas, foi registrado quase quatro vezes mais do que o estimado. Desde os primeiros instantes, equipes da Prefeitura de Aracaju se deslocaram para atender as principais ocorrências, tendo como um dos focos justamente a Euclides Figueiredo, que teve boa parte dos problemas atenuados devido à obra de requalificação pela qual passou.  Com mais de 9km de extensão, a avenida corta oito bairros da zona Norte de Aracaju e é roteiro diário de milhares de moradores da capital e de cidades circunvizinhas. 

“A Euclides era uma avenida que demandava muita atenção porque as situações de alagamento eram constantes e não precisava chover com intensidade. Havia, antes, um acumulado, inclusive, de águas que desciam das ruas perpendiculares e que causavam muito transtorno. A via ainda é um dos nossos focos de atenção, mas, nas últimas chuvas ocorridas, não foram registrados transtornos no local, o escoamento das águas das chuvas tem sido rápido. Nesta segunda-feira, por exemplo, foi registrado um volume significativo de precipitação na região Norte e as equipes se deslocaram para a localidade para ver de perto. Encontramos a situação sob controle”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado.

Através das equipes integradas da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), especificamente Defesa Civil, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e Obras e Urbanização (Emurb), bem como da Secretaria da Assistência Social, o trabalho de monitorando segue pela cidade, nos mais diversos aspectos.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, caso seja registrada alguma ocorrência que demande maior atenção das equipes, além de enviar mensagem para o 40199 e receber alertas sobre mau tempo. Além disso, por meio do ClimAju (https://www.instarain.com.br/mapa), também pode acompanhar a situação da chuva em tempo real.