Ecopontos recolhem resíduos sólidos em Aracaju para eliminar pontos de descarte irregular

Agência Aracaju de Notícias
27/11/2020 10h10

A correta destinação dos resíduos sólidos é fundamental para que as cidades possuam um desenvolvimento sustentável e nesse processo os cidadãos são essenciais. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), disponibiliza à população quatro Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos, conhecidos como Ecopontos, nos bairros Industrial, Coroa do Meio, Santos Dumont e 17 de março.

Nesses locais, é possível fazer o correto descarte de materiais recicláveis e reutilizáveis, eletrônicos, restos de construção civil, além de outros resíduos volumosos. O material coletado é repassado a duas cooperativas de reciclagem em Aracaju, como explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

"Todos esses resíduos coletados, tanto pelo Cata Treco, como os recicláveis e os reutilizáveis nos Ecopontos, são destinados para duas cooperativas de Aracaju servindo, inclusive, para movimentar o ponto de vista financeiro e de auto sustentabilidade dessas cooperativas”, afirma.

Os aracajuanos podem entregar os materiais nesses pontos de coleta gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Todos os quatro locais possuem a mesma estrutura e dispõem de quatro contêineres com capacidade de 240 litros destinados a receber materiais recicláveis; duas caixas coletoras de 5 metros cúbicos para embalagens, resto de podas de árvore, móveis e outros objetos não-industriais; e duas caixas de 3 m3 para entulhos maiores, como resíduos da construção civil.

O planejamento da Emsurb é ampliar o número de Ecopontos na capital sergipana para 18, distribuindo-os de maneira igualitária entre os bairros de Aracaju. Com isso, o intuito é eliminar os pontos de descarte irregular do lixo, como em canais ou terrenos baldios, a fim de proteger o meio ambiente e a população.

“Estamos em processo de licitação de mais seis, mas o ideal para Aracaju são 18 ecopontos. Com esses, a gente atende todas as regiões da cidade com unidades próximas às residências ou de estabelecimentos comerciais dos aracajuanos, o que facilita o recebimento desse tipo de resíduos. Desta forma, contribuímos para a eliminação dos pontos de descarte irregular na cidade”, esclarece Luiz Roberto.