Prefeitura de Aracaju intensifica processo de revitalização da Orla da Atalaia

Serviços Urbanos
30/11/2020 11h16

A Prefeitura de Aracaju está revitalizando espaços da Orla da Praia da Atalaia. A iniciativa faz parte do planejamento da gestão que objetiva, principalmente, auxiliar no fomento econômico do turismo e do empreendedorismo. O gerenciamento da orla foi transferido para a Prefeitura de Aracaju em março passado e, após o período de pandemia do novo coronavírus, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) passou a intensificar os trabalhos que envolvem a recuperação de áreas verdes, paisagismo e manutenção predial das estruturas que compõe um dos principais pontos turísticos da capital.

Inicialmente, foram priorizados os serviços nos pontos de visitação, a exemplo do Monumento aos Formadores da Nacionalidade, Passarela do Caranguejo e entorno do Oceanário. Em seguida, no espaço Maravilhoso Mundo da Criança com a recuperação dos brinquedos, nova pintura, reparos da rede elétrica e instalação de luminárias em led. Também foram substituídas as lâmpadas dos refletores localizados nas pistas de skate e patinação e na área destinada aos praticantes de futevôlei. 

Nos últimos dias, de acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, a Prefeitura concluiu a reforma dos módulos de banheiros disponibilizados em diversas áreas da Orla, a exemplo da Praça de Eventos e Praia da Cinelândia, estes últimos, inclusive, já depredados por cinco vezes. Conforme informou o gestor, na região da Cinelândia, paralelamente, ocorre um trabalho de conscientização no tocante ao descarte irregular de resíduos sólidos. Na área foram fixadas 25 papeleiras e um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para materiais recicláveis no intuito de evitar o acúmulo de lixo nas faixas de areia e demais ambientes e, sobretudo, estimular os banhistas ao descarte correto, instalado um bicicletário com estrutura em madeira de eucalipto e feita a intervenção com paisagismo.

"A partir das demandas sinalizadas, além das atividades operacionais diárias de limpeza, monitoradas e executadas por equipes fixas, esses espaços recebem ações específicas que visam a conservação dos ambientes" disse o presidente. 

Espaços públicos

A administração municipal também vem atuando na fiscalização e organização dos espaços públicos. Desde a última terça-feira, 24, os fiscais contam com o uso de bicicletas de modo a otimizar a locomoção ao longo dos seis quilômetros de extensão da Orla. Durante o serviço, eles observam as condições físicas das estruturas de lazer, a necessidade de manutenção predial, bem como a disposição dos permissionários e a possível ocupação irregular no espaço. Nos pontos com maior concentração de pessoas este trabalho conta com a parceria da Guarda Municipal, sobretudo em razão do vandalismo.

Luiz Roberto ressaltou que o estabelecimento da bandeira verde de retomada econômica pelo Governo do Estado ocasionou crescimento considerável de diversos tipos de comércio na extensão da praia, principalmente na região da Cinelândia. Por isso, segundo ele, foi criado pela Emsurb um ordenamento e padronização para promover a reorganização dos espaços e, assim, atender melhor quem comercializa e frequenta o local, respeitando sempre as condições sanitárias.

Ainda segundo o presidente, em setembro passado foi colocada em prática uma medida para inibir novas e desordenadas ocupações, através da atualização cadastral dos proprietários de bares, restaurantes, sorveterias, lanchonetes, quiosques e afins, instalados no calçadão da Orla da Atalaia. "O mesmo acontece com os ambulantes que comercializam na faixa de areia na praia da Cinelândia. Posteriormente será iniciada a entrega do novo termo de permissão e cessão de uso de espaço público emitido pelo município de Aracaju", completou. 

Reconhecimento

O comerciante Marcelo de Souza comentou ter expectativa de um incremento nas vendas com a revitalização do espaço. “Estou gostando muito dos serviços que a Prefeitura vem fazendo aqui na Orla, principalmente na Cinelândia onde trabalho há mais de 20 anos. O calçadão ficou lindo e a reforma na estrutura da passarela para os banhistas também. Tomara que as pessoas contribuam com essa organização”, destacou o vendedor.

A baiana Maria Carvalho ficou impressionada com a organização e limpeza da Orla. Pela terceira vez visitando a capital sergipana, juntamente com um grupo de amigas, ela conta que essa foi a melhor escolha para aproveitar o final de semana. "Eu já estive aqui outras vezes, mas confesso que ao chegar fui surpreendida com o trabalho que está sendo realizado, sem contar com a preocupação dos fiscais em manter tudo em ordem. Estou adorando", disse ela enquanto tirava fotos no monumento "Eu Amo Aracaju".

"Para nós que fazemos parte da cadeia do turismo, é essencial a chegada de melhorias desse tipo, sobretudo, neste momento tão delicado que estamos vivenciando. Fico feliz e espero que a Prefeitura consiga fazer ainda mais para fortalecer a nossa economia", comemorou a gerente de uma das pousadas localizadas na avenida Santos Dumont, Jane Andrade.