Prefeitura de Aracaju abre mais duas unidades para testes em assintomáticos

Saúde
01/12/2020 12h15

Para ampliar os pontos de testagem para covid-19, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia o quantitativo de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realização de testes RT-PCR. Atualmente, a rede dispõe de quatro UBS exclusivas para síndrome gripal (Ministro Costa Cavalcante, Onésimo Pinto, Geraldo Magela e José Machado). A partir desta terça-feira, 1°, as unidades Santa Terezinha, localizada do Robalo, e Max Carvalho, no Ponto Novo, estarão realizando o teste RT-PCR em assintomáticos.

Com isso, a rede passa a ter seis unidades para testagem em assintomáticos (Ministro Costa Cavalcante, Onésimo Pinto, Geraldo Magela, José Machado, Santa Terezinha e Max Carvalho), todas com funcionamento das 7h às 19h, sendo que a Santa Terezinha e a Max Carvalho funcionam de segunda a sexta-feira e as demais de domingo a domingo. 

A diretora de Vigilância e Saúde da SMS, Taise Cavalcante, explicou que ainda é precipitado falar em segunda onda de covid-19 e informou que Aracaju detecta crescimento de casos e a taxa de internamento permanece no limite esperado.

“Vamos conviver com a doença e precisamos continuar com todos os cuidados para que se evite pessoas adoecidas e óbitos. Desde agosto, implantamos o TesteAju para realização de testes em assintomáticos. Em outubro, tivemos um aumento considerado de assintomáticos positivos, com 34% das pessoas testadas positivas. Por conta disso, em novembro, ampliamos essa coleta para nossas unidades referências em síndrome gripal e o índice encontrado foi de 21%. É importante informar a população porque a quebra de transmissão ocorre a partir do momento que a pessoa detecta o vírus e faz o isolamento de contato”, informou.

Testes

Além das unidades de saúde para realização de testes RT-PCR, a população conta com o TesteAju, programa que possui duas ações: testes rápidos IGG/IGM em espaços públicos e testes RT-PCR.

Nesta semana, terça e quinta-feira, dias 1º e 3, respectivamente, as equipes de testes RT-PCR darão suporte à equipe da Unidade Básica de Saúde Ministro Costa Cavalcante, no Inácio Barbosa.

Já as equipes de teste rápido estarão, quarta-feira, dia 2, na praça do Mini Golfe, no bairro São José, e sexta-feira, dia 4, na praça Fausto Cardoso, no Centro, com 500 senhas disponíveis a partir das 8h. 

Desde o início do TesteAju, em agosto, já foram realizados 12.940 exames RT-PCR. Destes, 11.017 não detectáveis e 1.767 detectáveis. E foram realizados 15.619 testes rápidos.