Prefeitura detalha PLOA 2021 para vereadores em audiência pública online

Planejamento e Orçamento
07/12/2020 17h00

Mais uma audiência pública discutiu, nesta segunda-feira, 7, o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2021. A convite da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), representantes da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) participaram de videoconferência para explanar o projeto, ouvir sugestões e sanar possíveis dúvidas dos vereadores.

Durante a reunião, foram detalhadas as previsões de receita e despesas orçamentárias para o próximo ano. O secretário Augusto Fábio Oliveira destacou a forma técnica como o projeto foi desenvolvido, com base em estudos objetivos e nas maiores necessidades do município. "Este é o momento de conclusão do ciclo orçamentário para o exercício de 2021. Todas as previsões e projeções que fizemos foram alinhadas com o planejamento estratégico da gestão, com o plano de governo e seguindo os principais índices que norteiam a economia do país", pontuou.

A previsão para o orçamento da administração municipal para 2021 é de aproximadamente R$2,5 bilhões. O coordenador-geral de Orçamento, Leilton Almeida, mostrou de maneira detalhada todas as projeções da receita e dialogou com os vereadores. "Hoje, a gente vê a importância de um orçamento equilibrado dentro de uma instituição, pois é uma peça de planejamento necessária para qualquer gestão", comentou.

O vereador Américo de Deus, que presidiu a sessão, elogiou o equilíbrio financeiro da Prefeitura de Aracaju. "Os dados trazidos na apresentação hoje demonstram muita responsabilidade, equilíbrio e visão. A Prefeitura pagou as dívidas e aumentou o valor de investimentos, com isso, podemos ter um parâmetro e ver que se trata de uma gestão eficiente", ressaltou.

Também participaram da audiência online os vereadores Lucas Aribé, Emília Correia e Sargento Vieira. O projeto segue sendo analisado pelo Legislativo antes de seguir para votação.

Transparência

Em outubro, a Prefeitura realizou uma audiência pública para apresentar o projeto, com transmissão via YouTube e tradução simultânea em Libras. Além disso, durante um mês, a administração disponibilizou uma consulta pública para que a população pudesse opinar e contribuir com a construção do orçamento.