Obra no Rosa do Sol chega à etapa de conclusão e consolida infraestrutura do loteamento

Obras e Urbanização
16/12/2020 09h00

As ruas do loteamento Rosa do Sol, situado no bairro Soledade, passam por uma espécie de metamorfose urbanística a partir de uma obra estruturante executada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

O projeto estruturante, que está transformando o local e proporcionando mais qualidade de vida às pessoas, contempla serviços de terraplenagem, implantação de redes de drenagem e de esgotamento sanitário, pavimentação e acessibilidade de 18 ruas.

Estas alterações urbanísticas no Rosa do Sol fazem parte do Planejamento Estratégico da gestão municipal, o qual direciona à zona Norte a maior parte dos investimentos públicos convertidos em obras de infraestrutura em diversos loteamentos que ainda não dispunham de urbanização e saneamento.

Orçada em cerca de R$8 milhões, em recursos conveniados entre o Município e o Governo Federal, a obra já está com mais de 70% executada e com as redes de drenagem e esgotamento sanitário praticamente concluídas.

O processo de terraplenagem e pavimentação, uma das etapas finais do projeto, já foi iniciado e neste momento se concentra na avenida "A"; ruas "A" e "D" e nas travessas "A", "B", "C". Nesta fase da execução do projeto, cerca de 40 operários atuam nas diversas frentes de trabalho.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, os percentuais de execução apontam um andamento bem adequado. "Em que pese a pandemia, as chuvas acima da média, a obra teve um bom andamento. Nestes 30% restantes, deve haver mais celeridade porque as ações são majoritariamente de pavimentação, sinalização e serviços complementares', pontua.

Ferrari extrai suas ponderações a partir de medições mensais e pelo acompanhamento diário feito por engenheiros da Emurb que realizam vistorias constantes e analisam o andamento e a possibilidade de pequenas intercorrências. "Além de um austero acompanhamento da obra com uma equipe técnica nos trazendo todas as informações também dialogamos com os moradores explicado cada fase da obra e os próximos passos", enfatiza.