Prefeitura organiza operação para garantir melhoria da mobilidade no Centro de Aracaju

Transporte e Trânsito
16/12/2020 15h30

Com a proximidade das comemorações de fim de ano e, consequentemente, o aumento na circulação de pessoas e veículos no Centro da cidade, a Prefeitura de Aracaju montou uma operação conjunta envolvendo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), para dar mais fluidez ao trânsito na área e reforçar a fiscalização e organização dos espaços públicos. Até o dia 4 de janeiro de 2021, as equipes estarão, diariamente, atuando na região.

Em relação ao trânsito, os agentes da SMTT estão realizando bloqueios temporários e pontuais em alguns cruzamentos, a exemplo do trecho entre as ruas Santa Rosa e José do Prado Franco, e fazendo canalizações em ruas com grande fluxo, como as ruas João Ribeiro, Otoniel Dórea e avenida Marechal Mascarenhas de Morais, próximo ao Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco. Além disso, os agentes têm reforçado as fiscalizações do Rotativo Aju, para garantir a rotatividade das vagas de estacionamento.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, ressalta que todas essas ações são para dar organização e mais fluidez ao trânsito no Centro da cidade e evitar grandes congestionamentos, devido ao grande volume de veículos que estão trafegando na região neste fim de ano.

“Começamos no início deste mês as ações preventivas no Centro da cidade para que as pessoas possam fazer suas compras e resolver seus compromissos com mais tranquilidade. O final do ano aquece as vendas do comércio, atraindo mais consumidores, e por isso, estamos com agentes em pontos estratégicos da região, atuando para minimizar os transtornos e dar mais fluidez ao trânsito”, disse.

O superintendente acrescenta ainda que a ação está sendo intensificada, principalmente, às sextas-feiras e aos sábados, dias de maior movimentação no Centro. “Nesses dias, redobramos a atenção na região e montamos escalas fixas para garantir a presença dos agentes em pontos de maior movimentação. Mas é importante também que as pessoas que desejam ir ao Centro da cidade, tenham um pouco mais de paciência, porque, de fato, a circulação de veículos e pessoas aumenta neste período. Além disso, é fundamental que os condutores respeitem as leis e sinalizações, sejam conscientes e não estacionem em locais proibidos para não prejudicar a fluidez do trânsito”, alerta Renato Telles.

Espaços públicos
Já o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, explica o objetivo do reforço na fiscalização dos espaços públicos do Centro. “Além de fiscalizar, o objetivo é também a organização dos espaços públicos em alguns pontos do comércio neste período de festas, prevendo que os consumidores tenham acesso aos estabelecimentos comerciais sem maiores transtornos. Essas medidas fazem parte do pacote de incentivo à retomada das atividades econômicas, principalmente, naquela localidade”, enfatiza.

E o secretário Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Luís Fernando Almeida, ressalta o apoio da GMA as equipes da SMTT e Emsurb. “Direcionamos a Guarda Municipal de Aracaju para prestar o apoio necessário a operação e, dessa forma, mais uma vez, a Prefeitura de Aracaju realiza um trabalho integrado, visando melhorar as condições de circulação e tráfego, além de diminuir a aglomeração no Centro. Essa medida faz com que o comércio possa fluir de forma melhor, mais organizada, ajudando assim, tanto aos comerciantes quanto ao público de modo geral”, declara.