Em 2020, Prefeitura capacitou mais de mil servidores municipais pela Escola de Governo

Planejamento e Orçamento
22/12/2020 06h00

O ano foi de muito aprendizado e conhecimento para os servidores municipais. Mesmo com as restrições sociais impostas pela pandemia, a Escola de Governo e Administração Pública da Prefeitura de Aracaju (Esgap), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), capacitou 1.012 funcionários da Prefeitura de Aracaju em 2020.

Nos primeiros meses do ano, ainda com aulas presenciais, foram promovidos 12 cursos e cinco oficinas, atingindo 778 servidores. A partir de agosto, a Esgap teve que se adaptar para ofertar todas as atividades de maneira online. No total, foram 234 servidores capacitados remotamente, através de cursos e palestras, reforçando também o treinamento voltado às ferramentas de home office e gerenciamento de equipes a distância.

Para o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, a migração para o formato de aulas virtuais foi uma medida importante para garantir que a capacitação continuasse sendo ofertada. "É através da Esgap que a gestão oferta possibilidades de qualificação contínua e gratuita para os funcionários, por isso, mesmo com o distanciamento, garantimos que as aulas online fossem mantidas", pontua.

Para reforçar a oferta de aulas online, a Esgap firmou parceria com o Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS). De acordo com o diretor da escola, Bosco Rollemberg, essa participação teve grande relevância. "A Esgap Virtual foi a resposta a necessidade de continuidade das capacitações, adaptando as condições da pandemia. A utilização das plataformas e a disponibilidade de parceiros garantiram o êxito das atividades. Nosso principal desafio para o futuro será a combinação da modalidade presencial e virtual, com a modernização tecnológica", avalia Bosco.

Aprimorando o servidor
Criada em 2015, a Escola de Governo da Prefeitura de Aracaju tem como objetivo proporcionar capacitações que visam à promoção do desenvolvimento e do aprimoramento das competências, dos procedimentos e das habilidades específicas dos servidores municipais, vislumbrando o preparo destes para uma gestão voltada para a qualidade social. De 2017 a 2020, a Esgap capacitou 5.696 servidores. Esse número representa mais do que a meta estabelecida inicialmente, que era de 5.000.