Obra do novo Terminal dos Mercados avança e gera boas expectativas na população

Obras e Urbanização
18/12/2020 04h30

Humanizar a cidade perpassa necessariamente pela modernização dos equipamentos urbanos que recebem ou ofertam serviços públicos à população. No caso do transporte coletivo, os terminais são uma espécie de termômetro que permite visualizar a quantidade de usuário do serviço mas também a qualidade do modal coletivo. A partir destas constatações, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está construindo um novo e moderno terminal de integração na região dos mercados centrais da capital, local por onde trafegam milhares de pessoas diariamente.

O projeto é arrojado e vai criar um local mais amplo, seguro, iluminado e adequado às normas técnicas de acessibilidade. A obra, iniciada em meados deste ano, segue em ritmo célere e já ultrapassa os 42% de execução de todo o projeto. As escavações da base seguem nos pontos que servirão como sustentáculos da nova estrutura. Também estão sendo erguidas a estrutura metálica e as amarrações estruturantes que darão estabilidade ao prédio.

O local da construção está passando por várias transformações e vai contar pavimentação asfáltica em mais de 13 mil m² das áreas interna e externa do terminal, calçadas em concreto com mais de mil metros quadrados e um telhado metálico com fechamento lateral, com 8 mil m² de proteção metálica horizontal e vertical.

Secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari resume a obra como um marco para a mobilidade e para a região central de Aracaju. "Este novo terminal vai ser bem maior do que o existente e por está em um local dos mais movimentados da cidade vai ser estratégico. A obra em si segue bem adiantada e tem se desenvolvido dentro do cronograma inicial previsto. Sem atrasos ou pressa, o projeto ganha forma e a população sente a pujança do projeto arquitetônico que ampara esta obra", enfatiza.

A afirmação do secretário é endossada pela dona de casa Enelsa Moura, que costuma utilizar o transporte coletivo diariamente. "Eu estou ansiosa, mas quando este novo estiver pronto será bem melhor para a gente que usa ônibus todo dia", pondera.

"Eu que pego ônibus todos os dias para ir trabalhar e vou perceber uma grande diferença com o novo terminal. Parece que vai ficar muito melhor. Parece coisa de primeiro mundo", diz a doméstica Helena Santos.

Esta obra também contará com mais acessibilidade para todos que utilizam o transporte coletivo diariamente, e para o José Carvalho de 68 anos, a obra trará melhorias na hora de pegar o ônibus. "Eu que já sou um senhor de idade não vou ter que ficar enfrentando obstáculos para chegar ao terminal. Estou vendo que a obra está muito bem executada e eu tenho certeza que vai ficar bem bonita',' afirma José.