Com projetos do Janelas para as Artes, Prefeitura prepara Festival Colora

Cultura
18/12/2020 16h10

Após a disponibilização do resultado final do Prêmio Janelas Para as Artes, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), está preparando a realização do Festival Colora, o qual vai apresentar os trabalhos contemplados na categoria Artes Visuais e Arte Urbana.

O “Colora” é um festival idealizado para transformar Aracaju em uma galeria de artes visuais e arte urbana a céu aberto. Algumas empenas, muros e caixas d’água da cidade de grande visibilidade vão ser pintadas por artistas aracajuanos, seguindo as normas de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um dos objetivos desta iniciativa, explica o presidente da Funcaju, Luciano Correia, é proporcionar a difusão das artes visuais, além de promover a fruição de obras de artes. "O Festival Colora vai colorir nossa cidade com a produção dos nossos artistas visuais. Em quase todos os bairros teremos intervenções de arte urbana para retomar o alto astral no pós pandemia", enfatiza.

Foram selecionados projetos, dentre os quais painéis urbanos, esculturas, exposições visuais e virtuais, contemplando artistas de maneira individual e também grupos e coletivos de artes visuais e urbanas.

Muito além do Colora, o artista visual Fábio Sampaio, cujo projeto ‘Intervenção Urbana - Desenhos de Atalaia’ foi contemplado pelo edital, estima que o Festival terá grande impacto na sociedade aracajuana.

“Espero que a população seja capturada pelo impacto visual do trabalho e, também, pelo pensamento que estará contido no momento. Com isso, as pessoas entrarão em contato com as obras e, a partir dali, estarão se identificando e se relacionando naquele momento”, analisa Fábio Sampaio.