Prefeitura planeja festivais de música com artistas selecionados no Janelas para as Artes

Cultura
22/12/2020 12h22

Cumprindo o cronograma de aplicação da Lei Aldir Blanc (LAB) no município de Aracaju, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) vai realizar, a partir do próximo mês de janeiro, uma programação musical com a participação de músicos da capital.

Os espetáculos fazem parte das entregas, pelos artistas selecionados pela da Lei Aldir Blanc, que vão originar uma série de eventos, incluindo festivais e feiras, a serem realizados pela Prefeitura de Aracaju em vários bairros da capital sergipana.

Voltados para a música, dois festivais serão realizados com o objetivo de divulgar para a sociedade aracajuana os projetos, produtos e artistas selecionados pelo edital de auxílio emergencial, de diferentes estilos musicais. O primeiro deles é o “Hoje tem Forró!”, que vai levar aos espaços turísticos da cidade música ao vivo com trios de pé de serra para animar esses ambientes e fortalecer a cultura e identidade locais.

Ainda no âmbito das entregas da LAB, o Festival Itinerante de Barzinhos (FIB) será realizado em parceria com estabelecimentos comerciais, como bares, pubs, cafés e restaurantes, cuja contrapartida consiste em ceder o espaço e estruturas para as apresentações. Em contrapartida, a Funcaju, através da Lei Aldir Blanc, vai disponibilizar de maneira gratuita a atração artística, contemplando os estabelecimentos com até duas apresentações durante o festival.

Para o violonista Ricardo Vieira, a aplicação da Lei Aldir Blanc, em Aracaju, foi muito bem administrada. “Como produtor e artista local, eu sugiro aos colegas que façam seu melhor projeto. Esses recursos vão movimentar a cadeia produtiva da música, vamos aproveitar esse momento para dar o nosso melhor pela arte e pela cultura. Parabéns à Funcaju e aos contemplados”, comemora o artista.

O artista musical Fábio Ribeiro, contemplado na categoria Single e Videoclipe, prevê uma revolução na cena musical com o lançamento dos festivais. “Esse suporte que a Funcaju está nos dando é muito importante para podermos trabalhar de forma digna e levar qualidade para as pessoas com o nosso trabalho. Com este suporte e a qualidade dos nossos artistas, o público pode esperar uma revolução na cena musical aracajuana”, afirma.

Todos os eventos serão realizados de acordo com os protocolos de segurança sanitários adotados e orientados pelos órgãos de saúde ao enfrentamento do novo coronavírus, conforme frisa o presidente da Funcaju, Luciano Correia.

“A pandemia ainda será uma preocupação constante durante um bom tempo, mas nós temos condições de planejar essas entregas com segurança e responsabilidade. Os artistas precisam receber os recursos e nós precisamos apresentar os resultados à sociedade. Além disso, a cultura será mais uma vez um instrumento de harmonia e esperança neste momento tão difícil. Nada melhor do que a música para começar a espantar o baixo-astral trazido pela pandemia da covid 19”, afirmou.