Prefeitura investe na revitalização e preservação das embarcações “tototós”

Indústria, Comércio e Turismo
30/12/2020 11h30

As tototós, pequenas embarcações de madeira movidas por motor, que, diariamente, fazem a travessia Aracaju/Barra dos Coqueiros de passageiros dos dois municípios e também de turistas, estão sendo revitalizadas pela Prefeitura de Aracaju.

Essa ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), é parte da criação do Roteiro Fluvial ‘Olha a Tototó!’, um projeto do Planejamento Estratégico da gestão municipal que contempla a pintura dessas embarcações. O serviço é feito pelos próprios canoeiros com materiais fornecidos pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

“É uma agradável novidade para os turistas e ao preservarmos essa importante cultura, pensamos também em rotas para passeios, o que criaria demanda para os canoeiros, incrementando a renda deles, e também um atrativo a mais para os turistas que chegam em nossa cidade”, destaca o secretário da Semict, Marlysson Magalhães.

Para o canoeiro Márcio Alves, que desliza sua tototó “Ilha Grande” há mais de 20 anos sob às águas do rio Sergipe, a revitalização é um trabalho "gratificante". “Só tenho a agradecer o incentivo da Prefeitura de pintar nossas canoas, porque esse ano foi difícil sem os passeios por conta da pandemia, e agora, com elas pintadas, com certeza atrairão mais turistas”, afirmou.

O canoeiro Ednilson dos Santos trabalha há 15 anos na travessia Aracaju/Barra dos Coqueiros e também reconheceu o empenho do Município para revitalizar as embarcações e o impacto positivo que vai gerar para o turismo. “Uma canoa bonita é boa para o turismo, com certeza o benefício que vamos ter é muito bom. Agradecemos muito à Prefeitura por ter feito esse projeto e ter pintado nossas embarcações”, disse.

De acordo com Marlysson Magalhães, os próximos passos serão “qualificar e orientar os canoeiros sobre os protocolos sanitários, definição da lotação das embarcações e tarifa por pessoa”.

“Ainda estamos em meio à pandemia do novo coronavírus, por isso precisamos adotar medidas de segurança para todas as pessoas envolvidas nessa atividade. Não nos descuidaremos, queremos todos com saúde para desfrutar os bons momentos que nossa cidade oferece e mostrar que Aracaju é um destino seguro e de muitos atrativos para passar bons momentos e voltar nas próximas férias”, salientou o secretário.

Segundo a turismóloga Viviane Castro, coordenadora do projeto de criação do novo roteiro na Semict, as embarcações estavam com suas pinturas desgastadas pelo uso contínuo e pela própria ação do tempo e, devido a isso, “precisavam de revitalização para realçar seu charme e se tornar atrativa para os visitantes”.

O nome (tototó) dessas tradicionais canoas vem do barulho provocado pelo motor da embarcação ao dar a partida. Por muitos anos, as tototós foram a única forma de realizar a travessia entre as margens do rio Sergipe.