Prefeitura garante o direito à aprendizagem dos alunos da rede municipal durante a pandemia

Educação
30/12/2020 12h00

Com o distanciamento social, necessário desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, por meio da sua Secretaria Municipal da Educação (Semed), adotou uma série de medidas excepcionais para dar continuidade ao ensino dos alunos da rede.
 
Além das aulas remotas e da distribuição de 1.750 toneladas de alimentos por meio dos kits de alimentação escolar, a Semed lançou o portal 'A Escola Vai até Você'. De forma planejada, a rede municipal de ensino de Aracaju disponibilizou ainda recursos pedagógicos complementares aos estudantes por meio do Reforço Pedagógico Online, do canal no Youtube com vídeos educativos e transmissão de videoaulas através da TV Câmara.

Para auxiliar e apoiar os docentes, a Semed fez também a aquisição do Google For Education, permitindo o uso de suas ferramentas de apoio educacional por qualquer servidor da pasta; a distribuição de 53 tablets, com disponibilização de acesso à internet, para os coordenadores pedagógicos das Escolas de Ensino Municipais (Emefs); e investiu na formação para os professores da rede a partir de programas como o Horas de Estudo e da Jornada de Planejamento Pedagógico da Educação Infantil.

Houve, ainda, a elaboração do protocolo de segurança sanitária para o retorno às atividades presenciais e a conclusão de projetos, como a entrega dos parquinhos infantis às Escolas de Educação Infantil (Emeis), a instalação de internet banda larga nas 74 unidades de ensino do município e outras medidas de fortalecimento à aprendizagem.

A secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, destaca que, desde quando as aulas foram suspensas em razão da covid-19, a Semed vem realizando reuniões e trabalhando efetivamente para manter a qualidade nas aulas remotas.
 
“Esses serviços vêm sendo extremamente importantes na disponibilização de outros caminhos de acesso aos conteúdos educacionais. Para cada um deles, consideramos as condições de cada educando, de cada educador e tentamos garantir o desenvolvimento no aprendizado de todos: da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, o EJA”, explica.

A Escola Vai até Você
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/Semed), o portal A Escola Vai Até Você é resultado da parceria entre a Educação de Aracaju e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), a qual viabiliza, também, o Estude em Casa pelas Ondas do Aula Digital, mais um instrumento para auxiliar no conhecimento.

O Portal disponibiliza conteúdo pedagógico qualificado e suporte de monitores para esclarecer dúvidas, com acesso especificado por segmento: alunos, professores e família. São apresentados conteúdos para esses três públicos, além de conter orientações sobre como trabalhar as atividades remotas não presenciais. O site foi lançado no início de agosto e recebeu mais de 2.556 mil acessos desde então.

Gabriela Zelice, coordenadora do Centro de Aperfeiçoamento e Formação continuada de Educação (Ceafe/Semed), ressalta que o portal e os projetos vêm rendendo resultados satisfatórios. "Nesse contexto da pandemia, todos os recursos que a gente puder utilizar é muito importante. Não só visando a aprendizagem, mas também a integração dos estudantes nesse momento de isolamento social. Então a iniciativa de abrir uma plataforma com a possibilidade de um reforço escolar representa isso: integração social, relação, protagonismo do estudante na aprendizagem. A gente avalia positivamente. Todos os acessos são monitorados e essa é mais uma ferramenta", explica. 

Reforço Pedagógico
Em 21 de julho, a Prefeitura implantou o Reforço Pedagógico online, uma ferramenta de apoio para alunos e pais com dúvidas sobre as atividades remotas. A Semed forneceu 30 notebooks para os monitores, wifi e linhas telefônicas para contato com o setor, disponibilidade de ferramenta Tawk.to para uso do chat dentro do portal e registro das ligações e contatos.

Com atendimento de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h, via telefone, WhatsApp e chat no portal, a aceitação tem sido positiva por parte dos alunos e seus familiares. Até o momento, a Semed já recebeu 126 ligações e 105 conversas no chat para o reforço.

TV Câmara
Iniciadas em 17 de agosto e resultado da parceria entre a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e a Prefeitura de Aracaju, as aulas aos estudantes do Fundamental (anos finais) da rede municipal de ensino acontecem de segunda a sexta, das 9h às 12h, e são transmitidas na TV Câmara Aracaju, no canal 5.3.