Simulado Digital é ferramenta alternativa para ensino remoto na Emef Presidente Vargas

Educação
04/01/2021 13h30

Desde março de 2020, a Educação em todo o mundo tem passado pela experiência de se reinventar e se adaptar ao isolamento social imposto pela pandemia. A rede de ensino gerida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Aracaju tem criado diversas ações para manter a qualidade na aprendizagem, mesmo à distância. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Getúlio Vargas, localizada no Bairro Siqueira Campos, está sendo realizado o primeiro Simulado Digital para alunos do 6º ao 9º ano.

As provas começam nesta segunda-feira, 4, e seguem até a quinta, dia 7, sendo realizadas através da ferramenta Google Docs. Os alunos que não têm acesso à internet poderão buscar a atividade impressa na unidade de ensino. Segundo a coordenadora da Emef, Katia Valmont, a atividade tem o objetivo de avaliar o aprendizado por parte dos alunos durante o ensino remoto, além de também tornar mais prática a correção das provas por cada professor.

“Cada dia são aplicadas dez questões de duas disciplinas. Segunda, Inglês e Educação Física; Terça é Português e Artes; na quarta será História e Geografia e na quinta-feira, Matemática e Ciências. Para esse simulado fizemos duas semanas de revisão de todo o conteúdo abordado durante as aulas realizadas através de grupos no WhatsApp neste momento atípico de distanciamento social”, conta Katia Valmont.

Edilma Porto, professora de Português da "Presidente Vargas", afirma que a produção de módulos com conteúdo diferenciado e exercícios da disciplina ajudaram os alunos diante de uma situação tão incomum vivida mundialmente.
 
“Todas as ações desenvolvidas por nós, professores, neste momento singular da educação, foram diferenciadas. A pandemia fez eu reinventar meu ensino, utilizando aplicativos no celular, vídeos online, jogos didáticos, módulos autorais com uma linguagem mais próxima ao meu aluno e o simulado digital. Com nossas revisões e o auxílio dos módulos, esperamos que o aluno se saiam bem nele”, explica a professora.

Pra o aluno William Oliveira, do 9º ano, as atividades didáticas e os simulados adaptados à nova realidade fizeram com que o ano letivo viesse a ser produtivo. “Acho as atividades que a escola está passando desde o começo da pandemia muito importantes para nosso aprendizado. Se não houvesse esforços da escola para as aulas online, eu e os outros alunos poderíamos perder o ano letivo de 2020 e, felizmente, estamos aprendendo e concluindo essa etapa”, ressalta o estudante.