Prefeitura recolheu mais de 46 mil pneus durante ações de combate ao Aedes em 2020

Agência Aracaju de Notícias
07/01/2021 06h30

Alguns dos locais que mais acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti são pneus descartados irregularmente. Por isso, a Prefeitura de Aracaju realiza, diariamente, a coleta desses objetos na capital, em uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), serviço que resultou, em 2020, no recolhimento de mais de 46 mil pneus.

Além de coletar os pneus que, porventura, estejam nas vias públicas, as equipes municipais contam com pontos certos de coletas, principalmente em borracharias. Por isso, o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana, destaca que esse é um trabalho preventivo. “O serviço de coleta de pneus é estruturado de forma que a gente vai nas borracharias para buscar aqueles pneus, antes mesmo que eles sejam jogados nas ruas. Então, é um trabalho preventivo mesmo”, explica.

Segundo Jeferson, os donos desses estabelecimentos já se programam para utilizar esse serviço e evitar o descarte irregular. “Os próprios borracheiros já sabem o dia que a gente vai passar para fazer essa remoção, porque já é um trabalho bem consolidado aqui em Aracaju”, destaca.

Esse não é o único momento em que a SMS e a Emsurb atuam em parceria no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nos mutirões realizados todos os finais de semana em bairros da capital, o serviço do ‘Cata-treco’ faz o recolhimento de resíduos sólidos que podem virar focos de criadouro do mosquito.

“Muitos materiais que estão no quintal das pessoas acabam sendo removidos pelo ‘Cata-treco’, o que é um ponto muito positivo para o sucesso desses nossos mutirões”, ressalta Jeferson Santana.

O gerente lembra, ainda, que é fundamental a união de todos os setores da sociedade aracajuana no combate ao Aedes. “É o cidadão comum, as associações de moradores, as igrejas, escolas, todo mundo deve dar os braços e trabalhar juntos para conter o mosquito Aedes aegypti, que é uma praga que está na nossa capital. A nossa função é tentar controlá-lo, mas é importante que todos façam sua parte para que a gente tenha sucesso”, orienta.