Educação de Aracaju solicita a pais e alunos entrega de atividades pendentes do ano letivo 2020

Educação
06/01/2021 12h24

Os alunos da rede municipal de ensino de Aracaju estão na reta final do ano letivo de 2020, que será encerrado no próximo dia 29. Por este motivo, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) solicita que as famílias, os estudantes ou os responsáveis pelos alunos que encontram-se em pendência na entrega de atividades, módulos e/ou aulas durante esse período de pandemia, dirijam-se às unidades de ensino na qual estão matriculados, o quanto antes, a fim de regularizar a situação.

O material impresso, as Atividades Curriculares Complementares Não-Presenciais (ACCNPs), foi produzido pelos professores e vem sendo entregue para os estudantes entre um período de 15 em 15 dias ou, numa versão mais robusta, de 30 em 30. Além do módulo físico, distribuído aos pais muitas vezes aproveitando os dias da entrega dos kits de alimentação escolar, as direções das escolas também disponibilizaram o acesso de atividades em plataformas digitais complementares.

Diretor do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed, Manuel Prado explica que esse material tem que ser entregue o quanto antes para que haja tempo hábil para correções, revisões e atribuições de notas.
 
“Realizar essas atividades e devolvê-las solucionadas é muito importante porque isso vai legitimar a promoção do aluno ou aluna para a série subsequente. Assim, ele vai ter um tempo para construir as respostas, o que foi solicitado pelo professor, e vai contribuir não apenas para a aprendizagem mínima que ele possa desenvolver, mas também para a promoção”, afirma o diretor.

Manuel Prado também alerta os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo período foi encerrado no dia 11 de novembro. “A gente solicitou às escolas, em razão das indefinições do próprio Sistema Nacional de Educação, que mantivessem abertos os resultados dos alunos da EJA no Diário de Classe, no mesmo prazo que os demais. Então, se há pendência em atividades, ele ou ela também pode contatar a escola, ver o que pode ser feito, construir a resolução dos problemas e entregar à instituição de ensino”.

Início da renovação de matrículas
As escolas já estão fazendo a renovação de matrícula para o aluno que permanecerá na rede municipal de ensino, reforçando a importância de a família procurar a escola para solucionar pendências do ano letivo atual.

Cecília Leite, secretária da Educação de Aracaju, chama a atenção para a necessidade de as famílias procurarem a escola para a rematrícula e para a solução na entrega de materiais, como passos relevantes para a continuidade nos processos de ingresso na rede.

“Iniciaremos as duas últimas fases da matrícula em fevereiro: a transferência de alunos para outras escolas da mesma rede e o último período, que é a matrícula de novos alunos, a Matrícula Online 2021. Esta última deve acontecer entre final de fevereiro e início de março. A confirmação e divulgação das datas ocorrerá em breve, mas, precisamos da colaboração de alunos e famílias para concluir as avaliações e fecharmos o ano letivo de 2020”, destaca a secretária da Educação.