Prefeitura atua na conservação dos monumentos e espaços públicos da capital

Serviços Urbanos
07/01/2021 17h50

A revitalização e a manutenção de monumentos e de estruturas prediais que compõem os equipamentos turísticos da capital sergipana estão sendo realizados pela Prefeitura de Aracaju, a partir de ações regulares executadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
 
Na Orla da Atalaia, nos últimos meses, os monumentos “Eu Amo Aracaju” e "Formadores de Nacionalidade" receberam serviços de pintura e de instalação de lâmpadas tipo LED, respectivamente. A área dedicada ao público infantil também obteve atenção especial com a revitalização do Maravilhoso Mundo da Criança. O projeto incluiu reparos na iluminação e na rede elétrica, reforma nos brinquedos, disposição de pneus coloridos e arranjo em formato de flor, deixando o ambiente ainda mais atrativo.

Ao longo da extensão da Orla, a Emsurb efetuou reparos nas grades de proteção da fonte luminosa dos Arcos, além da pintura e reposicionamento da iluminação das estátuas que homenageiam personalidades da cultura sergipana. Já o monumento alusivo a um dos principais itens da gastronomia do estado, na Passarela do Caranguejo, teve a grama sintética restaurada e ganhou um novo paisagismo no entorno.

A promoção de melhorias em espaços de parada obrigatória para quem visita Aracaju, tem contemplado ainda outras estruturas. É o caso do Monumento Tropical, instalado na avenida Ivo do Prado, no bairro São José.

“Nesta obra importante de autoria do saudoso artista plástico Eurico Luiz, considerada sinônimo de boas-vindas aos visitantes, concluímos no início deste mês os trabalhos de troca de pastilhas, pintura em 3D, iluminação, além da intervenção com paisagismo”, explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

Os cuidados se estendem à orlas situadas na zona Norte da cidade. Por isso, além dos serviços rotineiros de limpeza, os espaços de lazer localizados nos bairros Porto Dantas e Industrial recebem manutenção nas áreas verdes e ações pontuais de conservação sempre que necessário. O mesmo ocorre na orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro.

“Os espaços de convivência de uma cidade propiciam bem-estar não só à população que nela reside, mas também para quem a visita. Por isso, a importância da somação de esforços das nossas equipes que, ao final, tornam Aracaju ainda mais bonita e agradável”, reitera Luiz Roberto.