Equipe da Sergas conhece boas práticas de documentação digital da Prefeitura

Planejamento e Orçamento
08/01/2021 16h40

Representantes da empresa Sergipe Gás S/A (Sergas) estiveram, nesta sexta-feira, 8, na Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) para conhecer de perto as práticas da Prefeitura de Aracaju com o sistema 1Doc. Durante reunião, técnicos da Seplog compartilharam as práticas e metodologia de implantação e acompanhamento da ferramenta.

Utilizado pela administração municipal desde maio de 2019, o 1Doc é uma plataforma de comunicação interna e gestão documental. Após sua implantação, a Prefeitura virtualizou todos os trâmites, dando mais segurança e celeridade aos processos que, antes, geravam gastos com papel e dependiam de deslocamento físico. Atualmente, todas as secretarias e órgãos municipais usam o sistema.

"O case de sucesso da Prefeitura é resultado do planejamento estratégico definido pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Demonstra a importância de trabalhar com planejamento e metas bem definidas para buscar a inovação na gestão pública, tanto em tecnologias, quanto nas melhorias de processos de trabalho", afirma o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira.

A expertise da gestão no uso da ferramenta fez com que o gerente de Tecnologia da Informação da Sergas, Alexandro Almeida Souza, buscasse o apoio da Seplog para conhecer melhor o funcionamento do 1Doc. "A Prefeitura era, para nós, um padrão a ser seguido. Nosso setor de Engenharia já usava o sistema quando havia algum trâmite com a administração municipal e tudo sempre transcorreu de forma perfeita, por isso viemos entender mais com o exemplo da gestão", conta o gerente.

Os profissionais da Sergas, durante o encontro, puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento da plataforma, usada pela empresa desde novembro. O coordenador-geral de Tecnologia da Informação da Seplog, Cláudio Luiz da Silva, esclareceu as dúvidas relativas à utilização da ferramenta no dia a dia, como acesso a documentos, legislação e validação de assinaturas, e orientou a equipe.

"Nós também tivemos uma fase de amadurecimento para chegarmos até aqui. É normal que haja a resistência e o impacto da mudança por sair do papel e passar para o formato virtual. Mas, como podemos comprovar, a ferramenta garante toda a segurança e agilidade para gerir documentos", explicou Cláudio.