No Soledade, obras estruturantes proporcionarão mais dignidade aos moradores do bairro

Agência Aracaju de Notícias
12/01/2021 07h10

Residir em uma rua pavimentada e com saneamento básico adequado não é mais apenas um sonho para os moradores de três localidades no bairro Soledade, na zona Norte. As obras de infraestrutura nos loteamentos Isabel Martins, Guarujá e Santa Catarina, executadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a partir de um investimento superior a R$4,6 milhões, em recursos conveniados junto ao governo federal, seguem o cronograma previsto e vão beneficiar todas essas localidades.

Os projetos contemplam a implantação da rede de drenagem pluvial, esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica e paralelepípedo, bem como a construção de calçadas com rampas de acessibilidade, das ruas: C, D, E, E-2, F, G, H, I, L, N, O, P, M, Rua do Toque, Rua dos Cravos, travessas G, P, M, N e avenida J.

De acordo com o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, além de beneficiar os moradores dessas localidades, as obras de infraestrutura também são fundamentais para eliminar os problemas que ocorriam na avenida Euclides Figueiredo, situada nas proximidades.

“A prioridade da Prefeitura é dotar de infraestrutura as localidades que ainda não possuem drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação. Além de melhorar a vida dos moradores dessas ruas, essa obras têm impacto positivo na avenida Euclides Figueiredo, pois a lama desta localidade acaba sendo carregada para o sistema de drenagem da avenida, criando obstruções e os alagamentos. Com esta obra, isto não vai ocorrer mais”, afirma.

Morador do loteamento Isabel Martins há 15 anos, o técnico em automação industrial, Marques dos Santos, relembra que antes das obras as condições da localidade eram precárias. “Existia muita lama, poeira, as pessoas ficavam muito doentes e tinha um lamaçal quando chovia. A gente não tinha perspectiva nenhuma de vida aqui.” conta. Por isso, Marques afirma que a expectativa para a conclusão dos serviços é grande e comemora o andamento das obras. “Nunca teve uma obra tão grande dessa maneira aqui”, destaca.

A dona de casa Maria Cícera Ferreira, moradora há três anos do Loteamento Santa Catarina, também afirma que já sofreu com as condições precárias da localidade. “Já sofri muito mesmo aqui, a lama dava na canela”. Hoje, porém, ela está confiante e tem certeza que as mudanças na região vão melhorar a qualidade de vida de todos que moram na localidade. “Agora vai ser uma benção”, conclui.