Saúde de Aracaju apresenta protocolo sanitário para retomada das aulas à Fenen/SE

Saúde
13/01/2021 15h25

Nesta quarta-feira, 13, gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju se reuniram com a Federação dos Estabelecimentos de Ensino de Sergipe (Fenen/SE) e representantes das escolas particulares para apresentação do protocolo sanitário de retomada das aulas presenciais, na cidade, com medidas de prevenção da infecção pela covid-19. As aulas presenciais nas escolas particulares estão autorizadas a reiniciar na próxima segunda-feira, dia 18, e nas escolas públicas, o retorno deve ocorrer em 22 de março.

O documento, que norteará os estabelecimentos de ensino, foi elaborado por um comitê técnico que tomou como referência a Portaria Conjunta nº 20/2020, do Governo Federal, e considerou o quadro epidemiológico local. 

Na ocasião da reunião, a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, também recebeu da Fenen/SE protocolos elaborados por iniciativa da Federação e das escolas particulares. Waneska colocou a SMS à disposição para o acompanhamento dessa retomada das aulas, ao tempo que destacou a importância da colaboração de todos nessa aplicabilidade das medidas dispostas no protocolo. Acompanharam a reunião a diretora de Vigilância e Saúde, Taíse Cavalcante, e a infectologista da SMS, Fabrizia Tavares.

“A reunião foi extremamente positiva. Os protocolos apresentados por eles são extremamente ricos, trazem, inclusive, de forma muito detalhada todas as orientações que a própria Secretaria já vem fazendo, o que corrobora com o nosso entendimento. Fica claro que é um grande desafio, mas que nesse momento precisamos que todos estejam conexos com o mesmo objetivo, que é dar segurança ao aluno que vai retornar às aulas”, destacou a gestora.

No que compete ao trabalho de fiscalização do cumprimento das medidas, a Secretaria da Saúde de Aracaju já vem atuando, por meio da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa), visitando os estabelecimentos de ensino da capital. Desde a publicação do decreto estadual que autoriza a retomada das aulas presenciais, já foram vistoriadas 36 escolas particulares e quatro públicas. Com o efetivo retorno, o cronograma de fiscalizações deverá se intensificar. 

“A partir de agora a gente precisa ter esse cumprimento das medidas, continuarmos fiscalizando e acompanharmos essa retomada. Até porque, como está prevista para março a abertura das escolas públicas, de janeiro até lá teremos como termômetro esse início das aulas nas escolas particulares, que já vem se adequando a certo tempo, aguardando essa autorização de início das aulas”, complementou Waneska Barboza. 

O presidente da Fenen/SE, Renir Damasceno, agradeceu a preocupação do Município em apresentar o protocolo aos representantes dos estabelecimentos de ensino com o intuito de torná-los multiplicadores do que deve nortear a nova rotina no ano letivo. 

“Por mais que nós já tenhamos feito treinamento, capacitação, desde o início do segundo semestre de 2020, mas ainda sim, cada escola tem suas especificidades. O protocolo [apresentado pela Fenen/SE] é um documento norteador, de caráter mais genérico, e o protocolo que a Secretaria Municipal nos apresenta é muito mais prático, de fácil execução, fácil entendimento por todos e nos dá uma segurança muito grande”, reconheceu.