Prefeitura de Aracaju inicia elaboração do novo Planejamento Estratégico

Agência Aracaju de Notícias
15/01/2021 13h18

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, nesta sexta-feira, 15, a primeira reunião do Planejamento Estratégico 2021-2024 com todo o secretariado. Acompanhado da primeira-dama, Danusa Silva, e da vice-prefeita Katarina Feitoza, o prefeito reafirmou a importância dos mecanismos de planejamento, monitoramento e controle para o êxito do governo. Ele expôs ainda como se dará o processo de elaboração do novo Planejamento Estratégico, cuja previsão é de conclusão, para apresentação à sociedade, no final do mês de março. O novo plano conterá todas as diretrizes de desenvolvimento de Aracaju pelos próximos quatro anos.

"O Planejamento Estratégico é fundamental para que tenhamos sucesso na administração, pois coloca as coisas no devido lugar, dá o sentido do que é prioridade e assegura o controle efetivo das ações, para assim termos o resultado no tempo esperado, o que é muito importante para assegurar o benefício para a população", afirmou o prefeito, ao lembrar que, em seu governo anterior, obteve índice de realização de 94%. "Foram 62% das metas integralmente cumpridas e 32% das metas em parte", destacou.

Ao apresentar como se dará a construção do Planejamento Estratégico, Edvaldo ressaltou que o desafio é "inovar". "Esta é uma gestão de continuidade, mas não de continuísmo. Já estamos na administração, a sociedade estará mais exigente e, mesmo diante das dificuldades que vivemos e do próprio cenário nacional de incertezas e crises, é preciso renovar, fazer mais e melhor pelos aracajuanos", declarou.

Neste sentido, o prefeito explicou que o novo Planejamento Estratégico terá como premissas três eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Urbano Sustentável, Inovação e Excelência da Gestão. A elaboração do plano se dará em várias etapas, cujo início se deu nesta sexta-feira com a apresentação do novo modelo e se estenderá até a última semana de março. Neste período serão realizadas reuniões temáticas e seminários. Cada fase do processo passará pela validação do prefeito. O novo Planejamento Estratégico terá ainda um modelo de monitoramento em tempo real e através de relatórios semanais e mensais.

"Sou muito otimista. Tenho convicção de que venceremos novamente. Estamos começando um novo método, são novos desafios, mas seguiremos atuando de forma planejada e com foco. Temos uma equipe coesa, com resultados positivos em todos os setores", afirmou Edvaldo, reiterando que o Programa de Governo apresentado aos aracajuanos na última campanha eleitoral servirá de base para a construção dos projetos e ações da gestão. "Os compromissos que firmei com a cidade serão todos incluídos", disse.

A vice-prefeita Katarina Feitoza elogiou o processo de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. "Já conhecia o modelo de Planejamento Estratégico, tenho experiência na formulação que realizamos na Polícia Civil. Mas, aqui, estou vendo na prática que ele funciona bem, que realmente dá certo. A experiência de Aracaju prova isso, com metas, indicadores e foco. Estou muito feliz e com muita disposição para contribuir com o desenvolvimento de Aracaju", disse.

Katarina atuará diretamente no acompanhamento das ações de formulação e execução do novo Planejamento Estratégico. Segundo ela, a ideia é acompanhar todo o processo que envolve o Planejamento, atendendo ao pedido do prefeito e, ao mesmo tempo, mergulhando em toda a concepção da gestão. "Todo esse planejamento será embasado, terá como alicerce o programa de governo que foi apresentado durante o pleito eleitoral, então estou muito satisfeita com isso, porque é uma forma de Edvaldo dizer: nós vamos cumprir o nosso programa, o que foi prometido à comunidade, através de um Planejamento Estratégico voltado para as pessoas", avaliou.

Para o secretário da Comunicação, Carlos Cauê, a fórmula para a construção de um novo Planejamento Estratégico, vindo de uma gestão exitosa, está no "aprimoramento dos princípios que deram certo na administração anterior". "Ela serve como um laboratório para que a gente alavanque, e se materializa em cada uma das secretarias, porque há projetos que são estratégicos na gestão como um todo, estratégicos para a cidade, e há projetos que são setoriais, mas com importância fundamental para a manutenção, para o dia a dia. Na medida em que o Planejamento Estratégico combina essas duas dimensões, ele serve como um guia para não perder o foco, cumprindo um dos nossos eixos, que é a excelência para a gestão", afirmou.

Da mesma forma, o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, destacou que a construção do novo Planejamento passará "obrigatoriamente, pelo aprendizado dos últimos quatros anos, pela bagagem que foi adquirida, e, também, por aquelas situações que a gente não alcançou o resultado esperado". "Passa também por se abrir para um novo momento, por estruturar equipes, desenvolver ideias inovadoras, fora daquilo que vinha sendo aplicado. Além disso, devemos nos preparar para as consequências de uma pandemia que terá reflexo, principalmente, em 2021 e 2022, neutralizando os efeitos e recompondo as perdas do ponto de vista econômico e social", apontou.

Participaram da reunião todos os secretários municipais e presidentes das empresas e fundações municipais, o procurador-geral do Município, Sidney Cardoso, o controlador-geral do Município, Eliziário Sobral, além dos técnicos da Coordenação de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju.