Prefeitura segue realizando semanalmente ações de combate ao Aedes

Saúde
19/01/2021 07h50

Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju segue realizando, durante a semana, a aplicação do fumacê costal no combate ao Aedes aegypti, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. 

Na segunda-feira, 18, a equipe do fumacê costal esteve no bairro Farolândia. Nesta terça-feira, 19, os agentes estarão no bairro Jardim Centenário, na quarta, dia 20, o bairro escolhido foi o Jabotiana, e no dia 21 será a vez do bairro Bugio.
 
Segundo o levantamento da Vigilância Epidemiológica da SMS, em Aracaju, este ano já foram notificados quatro casos de dengue, 24 chikungunya e uma de zika. De acordo com o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, a escolha dos bairros é feita de acordo com o levantamento dos casos notificados e que, historicamente, preocupam pelo número de casos.
 
Aplicação do fumacê costal
“A aplicação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre entre as 17h e 19h, que é o horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito”, explica.
 
Colaboração da população
É importante destacar que a aplicação do fumacê não diminui a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa.

“Orientamos o morador a fazer uma busca detalhada no imóvel e, numa possível identificação de algo de risco, ele possa fazer o controle. A mudança entre sol e chuva geralmente leva ao acúmulo de água, daí, é importante que o morador perceba essa característica desse depósito e elimine”, enfatiza. 
 
Mutirão
No próximo sábado, dia 23, o mutirão será realizado no bairro Cidade Nova, o ponto de partida da equipe, será na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Quintiliano.