Prefeitura de Aracaju intensifica fiscalização de normas sanitárias em escolas da rede particular

Saúde
20/01/2021 15h50

Na semana de retomada das aulas presenciais das escolas particulares, na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificou o trabalho de fiscalização que visa garantir o cumprimento das normas de biossegurança preventivas à covid-19. 

Desde a publicação do decreto estadual que autorizou a retomada das aulas presenciais, já foram vistoriadas 56 escolas da rede particular. O documento, que norteia os estabelecimentos de ensino, tomou como referência a Portaria Conjunta nº 20/2020, do Governo Federal, e considerou o quadro epidemiológico local. 

De acordo com a gerente de Serviços de Interesse à Saúde da Rede de Vigilância Sanitária e Ambiental (Revisa), Andreza Messias Imidio, foram realizadas fiscalizações, inicialmente, no sentido de orientar os donos das escolas, para que eles pudessem seguir o que foi determinado no decreto.
 
“A Vigilância também está fiscalizando se a escolas criaram estratégias para que possam, de fato, funcionar de maneira segura, evitando a aglomeração de alunos. Nossa equipe verifica o cumprimento das medidas sanitárias, de distanciamento social, higienização das mãos, ambientes e objetos conforme os decretos previstos para enfrentamento e prevenção da covid-19. Estamos aqui para orientar e fiscalizar", explica Andreza.

Uso obrigatório da máscara
Com relação ao uso de máscaras, as pessoas da comunidade escolar têm que utilizar máscaras e os funcionários, equipamentos de proteção individual, além do que prevê os protocolos sanitários. Da mesma forma, os alunos deverão ter acesso às normas sanitárias, que precisam estar expostas nos ambientes do estabelecimento. 
 
“Vale destacar que entre as medidas sanitárias está o distanciamento na sala de aula, entre os alunos e professores, um distanciamento de no mínimo 1,5m com higienização constante de carteiras, corrimão de escadas e todos os artigos de uso coletivo. A higienização dos equipamentos deve ser feita com álcool 70% ou outra substância sanitizante. O uso de máscaras deve ser obrigatório, inclusive durante a atividade física”, reforça a gerente da Revisa.
 
Para a diretora de escola Miriam Andrade, essa fiscalização da Vigilância Sanitária é muito importante para reforçar nossos protocolos. "Hoje, o nosso cuidado está muito mais eficaz e os nossos alunos e pais estão tranquilos, com a volta das aulas presenciais seguindo as normas sanitárias”, afirma.
 
Atuação e denúncia
A forma de atuação da Vigilância Sanitária é orientar e, quando fiscalizar as adequações necessárias, determinar um prazo de retorno. Havendo o descumprimento das medidas nos estabelecimentos da capital, as denúncias podem ser realizadas junto à Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone 0800 729 3534, digitando a opção 7.