Prefeitura dialoga com arquitetos e urbanistas para aprimorar Planejamento Estratégico

Indústria, Comércio e Turismo
20/01/2021 17h10

Com o propósito de criar um banco de projetos urbanos para melhorar a cidade, de modo a proporcionar ainda mais qualidade de vida aos cidadãos e impactar, positivamente, o setor de turismo, a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) de Aracaju reuniu, nesta quarta-feira, 20, profissionais de Arquitetura e Urbanismo, em encontro presencial e por videoconferência.

Segundo o titular da pasta, Marlysson Magalhães, a iniciativa visa estabelecer um canal permanente de diálogo com os profissionais de arquitetura e atender a um dos eixos do novo Planejamento Estratégico do Município - Desenvolvimento Econômico e Urbano Sustentáveis -, que está em fase de elaboração.

“É importante o diálogo com a sociedade, por isso convidamos os profissionais de arquitetura e urbanismo para discutir soluções que melhorem nossa cidade, ofereçam mais qualidade de vida aos nossos cidadãos e tenham impacto no turismo”, destacou.

Essa aproximação da gestão pública com os profissionais da arquitetura agradou a representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), Dawane Santana.

“Muito importante essa iniciativa da Semict, em nome da Prefeitura, porque um dos objetivos da gestão municipal é o desenvolvimento sustentável e essa é uma iniciativa que de fato vai trazer o desenvolvimento sustentável para a nossa cidade, ela vai trazer a oportunidade dos cidadãos, no caso a classe dos arquitetos, de serem protagonistas na construção da nossa cidade, da Aracaju que queremos”, explicou Dawane.

Contribuições
Durante os debates, os profissionais da arquitetura e do urbanismo e técnicos da secretaria discutiram temas ligados à mobilidade, projetos urbanos, estudos de áreas e revitalizações de áreas degradadas, dentre outros pontos.

Para o coordenador de Projetos Especiais da Semict, Rafael Corona, a ideia de reunir a produção científica da academia e de entidades da área de arquitetura e urbanismo é um importante “dínamo” para ações em estudo no âmbito do Planejamento Estratégico da gestão.

“A gente consegue dar um salto na direção das ideias que discutimos internamente na Secretaria. É muito importante dialogar com as entidades e  acadêmicos de arquitetura e de urbanismo, eles possuem expertise e dados atuais da situação da cidade”, considerou.

É o que pensa a coordenadora do curso de Arquitetura de Urbanismo da Faculdades Sergipanas (Faser), Flávia Cristina Bassan Saldanha, que enalteceu a iniciativa da Prefeitura de Aracaju de dialogar com a sociedade o desenvolvimento da cidade.

“A gente tem uma produção muito rica dentro da academia e muitas vezes a gente via essa produção ficar parada nas prateleiras das bibliotecas. E ter a oportunidade de poder executar projetos que vão beneficiar a cidade, a população e o turismo, vai estimular os nossos alunos a produzir projetos que auxiliem a cidade”, avaliou.

Marlysson Magalhães esclareceu que as contribuições catalogadas no banco serão discutidas para avaliação da viabilidade financeira e também alinhamento com o Planejamento Estratégico. “Tenho certeza que virão muitas propostas, mas é preciso considerar que não é possível realizar todas elas, mas todas serão avaliadas e muito bem discutidas”, ressaltou.

Ao final do encontro, ficou definido que o grupo deverá apresentar uma proposta de Plano de Trabalho para avançar na criação do banco de projetos.

Também participaram da reunião o representante do Instituto de Arquitetos do Brasil Seccional Sergipe (IAB/SE) , Elso Moisinho Filho; os representantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (Unit), Lina Carvalho e Leonardo Maia, respectivamente; e a servidora da Semict, Augusta Ribeiro.