Mais de 1,5 mil aracajuanos já receberam primeira dose da vacina contra covid-19

Agência Aracaju de Notícias
20/01/2021 21h00

A Prefeitura de Aracaju segue cumprindo o Plano Municipal de Vacinação contra a covid-19 e, nesta quarta-feira, 20, mais de 1,1 mil aracajuanos foram imunizados, entre trabalhadores da área da saúde e idosos institucionalizados, público alvo e prioritário desta primeira etapa da campanha. Na terça [19], dia que marcou o início da imunização na capital sergipana, foram vacinados os primeiros 350 aracajuanos. 

No segundo dia da campanha, o saldo reafirma a preparação feita pelo Município, que, antes mesmo da previsão de chegada da vacina, já havia montada uma logística, bem como capacitado suas equipes, tanto para a recepção e armazenado do imunizante, como também para a aplicação da CoronaVac, respeitando o grupo prioritário atendido na primeira fase. 

“É muito importante que consigamos vacinar o pessoal que trabalha na área da saúde, sobretudo na linha de frente do tratamento para covid-19, porque são eles que estão, de fato, no acolhimento aos pacientes infectados, e sabemos que o índice de contaminação é muito alto, o que leva ao afastamento de muitos profissionais e, consequentemente, a uma redução, inclusive do número de leitos. Além disso, com relação aos idosos institucionalizados, analisamos os riscos em um local onde se tem vários idosos e se tiver a contaminação de um, certamente, todos serão contaminados. Como eles já são do grupo vulnerável, há um risco maior de ter óbitos. Esses idosos não estão saindo, mas seus cuidadores, na maioria jovens, saem e voltam, por isso a preocupação”, salienta a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza. 

A gestora destaca, ainda, que a previsão é de que entre em até 15 dias cerca de 11 mil aracajuanos recebam a primeira dose da vacina. “O Plano é de que entre 21 e 28 dias após a aplicação da primeira dose, as mesmas pessoas recebam a segunda dose da vacina. Daqui pra frente, esperamos ampliar a vacinação para além dos grupos de risco, na busca da imunidade coletiva que tanto desejamos”, reforça a secretária. 

Plano de Vacinação
O Plano de Vacinação de Aracaju foi estabelecido de forma a garantir que a população tenha acesso ao imunizante com segurança, sem aglomerações, e respeitando a urgência dos grupos prioritários. O planejamento foi dividido em quatro etapas e subdividido em fases para que sejam respeitadas as prioridades entre os grupos de risco, que reúnem milhares de pessoas.

Aracaju recebeu 21.878 doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica Sinovac Biotech, o que permitirá a vacinação, no decorrer dos próximos dias, de cerca de 11 mil pessoas.