Projeto Corujinha é formalizado entre Prefeitura e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Saúde
04/02/2021 16h25

Nesta quinta-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), formalizou Termo de Cooperação Técnica com a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), que institucionaliza a execução do Projeto Corujinha, criado em 2011 e que já vinha sendo realizado nas maternidades da rede pública de saúde. Somando os bebês nascidos na MNSL e Santa Isabel (unidades inseridas no projeto), em 2020, foram 14.892 recém-nascidos atendidos, residentes em Aracaju e demais municípios do Estado. 

O Projeto Corujinha está vinculado ao Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem (PSCAJ) da SMS, e é responsável por iniciar o calendário vacinal dos bebês ainda na maternidade, tendo como principal objetivo garantir as doses de BCG e Hepatite B aos recém-nascidos, além de orientar as mães no pós-parto. Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes são atendidos uma média de 420 bebês, nascidos na unidade. 

O secretário adjunto da Saúde de Aracaju, Carlos Noronha, destaca que o termo de cooperação garante a gestão compartilhada entre as duas instituições, com foco na redução das taxas de mortalidade infantil e na prevenção da saúde. 

“A Secretaria Municipal da Saúde fornece os trabalhadores, mas com o termo, a maternidade passa a assumir essas profissionais nas suas instituições. Também é garantida por parte da Prefeitura, através da SMS, a questão do fornecimento dos insumos, e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes garante o apoio logístico”, declara.

Ainda segundo o secretário, “a intenção é passar esse projeto também para as maternidades particulares, justamente para garantir que todas as crianças que nascem em Aracaju, sendo residentes daqui ou de outros municípios, recebam a vacinação nas primeiras 24h e tenham a abertura dos cartões vacinais, de acordo com o Ministério da Saúde”, completa Noronha. 

Acolhimento e cuidado
A superintendente da MNSL, Lourivânia Prado, elogiou a iniciativa da formalização e destacou o quanto esse trabalho reflete na saúde infantil. “Só temos a agradecer a parceria com a SMS de Aracaju, garantindo essa assistência direta aos nossos bebês, que já saem com a vacinação. Desta forma, 100% das crianças saem vacinadas, com o serviço funcionando de domingo a domingo, e a gente consegue, com a parceria, ter resultados positivos a longo prazo para essas crianças”, avaliou. 

Também presente na cerimônia, a coordenadora da Rede de Atenção Primária da SMS, Kamila Fialho, ressaltou o acolhimento e cuidado prestado pelas profissionais que atuam no projeto. 

“As corujinhas fazem um trabalho muito maior que a vacinação. É um momento de acolhimento, orientação para os pais, de mostrar a mãe como segurar o bebê, dar orientações sobre o aleitamento materno. Um trabalho muito importante entre a SMS e a MNSL, uma gestão compartilhada que prova que está dando certo e que estamos, cada vez mais, fortalecendo o projeto e garantindo saúde para a população através de parcerias que funcionam”, disse. 

A auxiliar de enfermagem Josevanda Machado Trindade atua como servidora da Saúde de Aracaju há 15 anos e deu seu relato sobre o projeto. “Fui muito acolhida pelas colegas e fiquei muito encantada com esse trabalho, porque a gente que trabalha com a assistência de adultos só conhece as vacinas estudando. Na prática, até antes de começar a trabalhar no projeto, não tinha contato com a vacina BCG. Então tem sido muito importante e só tenho a agradecer”.