Ações da Prefeitura ampliam acesso dos aracajuanos ao mercado formal

Agência Aracaju de Notícias
18/02/2021 09h00

Com a perspectiva de intensificação da retomada das atividades econômicas a partir da imunização da população contra a covid-19, a qualificação pode ser um diferencial para quem almeja reinserir-se ou iniciar sua vida no mercado de trabalho.

Neste sentido, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), mantém a regularidade da oferta de cursos e oficinas profissionalizantes, agora no formato online, em decorrência da pandemia. Da mesma maneira, o órgão manteve contato constante com empresas da capital, para intermediar vagas de emprego mesmo no período de crise.

O objetivo deste trabalho, explica a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, é garantir aos aracajuanos as condições para a recondução ao mundo do trabalho. “A Fundat tem como missão qualificar a comunidade aracajuana para que possibilite a inserção no mercado de trabalho com novos saberes, uma qualificação que faça a diferença no momento de uma seleção para possível vaga de emprego”, destaca.

Durante todo o ano passado, por conta da pandemia, a logística da Fundação precisou ser alterada para cumprir as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde. “Com a pandemia, nós precisamos nos reorganizar, atendendo aos protocolos sanitários, por isso suspendemos por um tempo o atendimento presencial. Nesse período, começamos a fazer lives com assuntos pertinentes, inclusive levando em consideração os impactos psicológicos do isolamento social”, aponta Edivaneide.

A disponibilização dos serviços online mostrou-se exitosa. O programa Mais Qualificação, por exemplo, engloba cursos livres, oficinas, palestras e seminários permitiu a capacitação de 4.834 aracajuanos. Para inscrever-se nas oficinas online basta entrar em contato pelo número 99151-9711 ou 99132-1200. Ou mesmo pelo perfil no órgão no Instagram (@fundataracaju).

O programa Mais Trabalho, por sua vez, captou 399 vagas de emprego, das quais 315 foram ocupadas por pessoas indicadas pela Fundat. Além disso, 3.797 currículos foram cadastrados no banco de dados do órgão e 2.767 Carteiras de trabalho emitidas.

Aliado a esse processo, houve a realização de 23 lives, com temas como “Aumento e agravamento das doenças mentais durante a pandemia”, “Violência doméstica durante o isolamento social” e “Marketing pessoal e seu poder na empregabilidade”.

Esses eventos online contaram com uma ampla gama de especialistas, convidados a repassar suas expertises aos aracajuanos durante a pandemia, tanto aumentando o capital cultural dos cidadãos quanto auxiliando na manutenção da saúde mental.

Com a redução do número de novos casos de covid-19, na capital, o atendimento presencial na Fundata foi retomado,  com horário de funcionamento reduzido, das 7h às 13h, ocorrendo via agendamento, através do número 3179-1331.

O trabalho da Fundat tem contribuído para reduzir os prejuízos à vida econômica dos aracajuanos por conta da crise sanitária, permitindo o encontro entre as oportunidades e aqueles que mais precisam delas.