Prefeitura organiza força-tarefa para agilizar segunda etapa da vacinação em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
09/02/2021 15h45

Com início nesta quarta-feira, dia 10, a segunda etapa da vacinação contra covid-19, em Aracaju, que tem como público-alvo idosos com mais de 90 anos, segue até a sexta-feira, 12. Para agilizar a aplicação da primeira dose, a Prefeitura de Aracaju criou uma força-tarefa entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que fará o gerenciamento da unidade volante, em esquema de drive-thru, que funcionará das 8 às 17h, no Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira.

Para ser vacinado no drive-thru, é necessário fazer o cadastro prévio no Portal da Prefeitura de Aracaju, clicando no banner "Cadastro para vacina". Na página, o usuário preencherá um formulário com os dados pessoais (endereço, nome completo, CPF, responsável pelo idoso), e anexará o comprovante de endereço.

Para acessar o posto volante do Parque da Sementeira é necessário que o idoso leve o código emitido após validação de dados do Portal, impresso ou no celular, acompanhado de um documento com foto e CPF. A SMS reforça que os portões do Parque serão abertos pontualmente às 8h, portanto, não há necessidade de chegar antes do horário.

As equipes da SMS estarão a postos com auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos para realizar a aplicação da vacina. “Estamos somando esforços para tornar a vacinação ainda mais célere, atestando o compromisso de imunizar o maior número de pessoas no menor tempo possível”, enfatiza Wanesca Barboza, secretária da Saúde de Aracaju.

Organização do tráfego
Para viabilizar o esquema de drive-thru, a SMTT organizará o fluxo de veículos no entorno do Parque da Sementeira. Foi elaborado um esquema de trânsito e agentes atuarão na região, orientando os condutores e instalando sinalizações provisórias. Além disso, serão implantados painéis eletrônicos móveis com informações para os condutores sobre o local da vacinação.

O bolsão de estacionamento localizado na parte exterior do Parque da Sementeira, junto à entrada principal, será utilizado para a triagem das pessoas que irão para a vacinação. Por esse motivo, o estacionamento nesse local estará proibido nos dias da campanha. O trânsito será bloqueado em uma das faixas da avenida Jornalista Santos Santana (sentido Beira Mar), no trecho entre a saída do bolsão de estacionamento até a entrada do parque, para facilitar a saída dos condutores da triagem e o acesso ao parque.

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, recomenda aos condutores que redobrem a atenção ao trafegarem pela região. “Os agentes estarão na localidade, organizando o trânsito e orientando os condutores, e é importante que as pessoas, tanto as que vão ou não para a vacinação, fiquem atentas às sinalizações móveis que serão instaladas e redobrem a atenção ao passarem pela região da quarta até a próxima sexta. Estaremos trabalhando para que a vacinação ocorra tranquilamente”, declara.

Esquema de segurança
Além do planejamento do trânsito, o drive-thru de vacinação contará com um esquema especial de segurança: 12 guardas municipais atuarão diretamente nessa ação, durante os três dias. Além disso, a sede da Guarda está instalada no próprio parque, o que promove um movimento considerável de guarnições que transitam pelo local diariamente.

De acordo com o subinspetor Fernando Mendonça, diretor geral da GMA, a corporação auxiliará tanto na triagem que ocorrerá no estacionamento da área externa, como na triagem do portão principal do Parque Augusto Franco (Sementeira) e no local de saída. “Estaremos com a equipe do ciclopatrulhamento, como já realizamos na área interna do parque, mantendo o policiamento preventivo de maneira intensificada”, garante.

Vacinação nas UBSs
Além da unidade volante, 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão aptas para realizar a vacinação dos idosos com mais de 90 anos, em todas as regiões da capital. Neste caso, não é necessário fazer o cadastro prévio no site da prefeitura, o atendimento será feito por ordem de chegada.

Para ser atendido na UBS, é necessário apenas apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso o idoso não possua o cartão, basta levar originais e cópias de um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. O cadastro é feito na hora e a vacinação poderá ser realizada logo em seguida.

Por conta da pandemia, apenas as UBSs Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, José Conrado e Onésimo Pinto estão com as salas de vacina fechadas, pois o atendimento é exclusivo para casos de síndromes gripais ou suspeitos de covid-19. As demais 40 salas de vacina das UBSs estão abertas e à espera dos idosos para aplicar a vacina.