Pit Stop Contra a Covid-19 conscientiza usuários do transporte público em Aracaju

Transporte e Trânsito
09/02/2021 17h10

Com itens de prevenção ao novo coronavírus em mãos e um discurso de conscientização na ponta da língua, colaboradores do serviço de transporte público de Aracaju abordaram passageiros na canaleta da avenida Rio Branco e na faixa de pedestre que dá acesso à praça Fausto Cardoso, nesta terça-feira, 9.
 
A ação, batizada como 'Pit Stop Contra a Covid-19', foi realizada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em parceira com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp). 

Durante o dia, os usuários do serviço receberam novas máscaras reutilizáveis, orientações sobre a higienização correta das mãos e tiveram a temperatura aferida. As pessoas abordadas pelas equipes do 'Pit Stop' definiram a iniciativa como necessária. "A preocupação com a saúde de todos não pode parar. Por isso, muito importante esse tipo de ação", elogiou o autônomo Sandro Bitencourt. 

Além das frequentes atividades educativas com o propósito de alertar os passageiros quanto à importância das medidas sanitárias contra o novo coronavírus, a SMTT, em parceria com as empresas do transporte coletivo, tem reforçado a higienização dos veículos e terminais de integração. 

"São medidas que tomamos no início da pandemia, e que vigoram até hoje. Mesmo com a campanha de vacinação em andamento na nossa cidade, a sociedade precisa manter-se vigilante e não descuidar dos cuidados individuais para evitar a proliferação do vírus. Por isso, realizamos o Pit Stop e continuaremos fazendo campanhas de conscientização", ressalta o superintendente da SMTT, Renato Telles.

Além das medidas de proteção individual contra o vírus, houve incentivo ao uso da bilhetagem eletrônica nos ônibus do transporte público para diminuir a circulação do dinheiro em espécie. "A troca de cédulas e moedas tem alto potencial de transmissão de vírus. Por isso, estamos reforçando junto à população a importância de utilizar a bilhetagem eletrônica. É um processo que ampliamos neste período de pandemia, e hoje é possível encontrá-lo e recarregá-lo em vários pontos da capital e Grande Aracaju", explica o diretor-executivo do AracajuCard, José Carlos Amancio. 

O presidente do Setransp, Alberto Almeida, lembrou que o 'Pit Stop Contra a Covid-19' não é a primeira, nem será a última ação de conscientização promovida pelo sindicato em parceria com a SMTT. "Desde o início da pandemia estamos promovendo várias mudanças no serviço e dialogando com a população para que os veículos e terminais de integração do transporte público sejam espaços seguros para todos, trabalhadores e usuários do sistema", disse. 

Trânsito
Durante a realização do ‘Pit Stop´na praça Fausto Cardoso, o assunto trânsito seguro também foi abordado. A equipe de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT, reforçou, de maneira lúdica, a importância do respeito à faixa de pedestre e às leis para evitar acidentes de trânsito.

“Aproveitamos a ação para também falarmos sobre trânsito seguro. A população precisa se conscientizar mais sobre a importância das boas práticas no trânsito. O número de acidentes diminuiu em 2020, comparando a 2019, mas ainda estamos longe de zerar os índices de acidentes. E somente com respeito às leis e às sinalizações, e conscientização é possível reduzir mais ainda os acidentes e salvar vidas”, destaca Renato Telles.