VacinAju: Saúde apresenta a instituições hospitalares fluxo de dispensação da segunda dose

Saúde
09/02/2021 17h00

Em reunião realizada no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), nesta terça-feira, 9, a Secretaria da Saúde de Aracaju apresentou a instituições hospitalares o esquema de dispensação da segunda dose da vacinação da covid-19. 

A dispensação da segunda dose de vacinação da covid-19 é realizada na Rede de Frio de Aracaju, e cada equipamento de saúde irá administrar as doses em seus profissionais, de acordo com lista pré-definida. 

“Um representante por hospital irá até a nossa Rede de Frio, em posse do documento comprobatório como representante da Instituição Hospitalar, bem como do documento de identificação com foto, o termo de compromisso e de recebimento das doses, para que possamos dispensar o quantitativo compatível com a primeira dose e a lista nominal de quem já tomou”, explica a coordenadora da Rede de Atenção Primária, Kamila Fialho

Serão disponibilizados os quantitativos de vacinas compatíveis com a necessidade para a finalização do esquema de imunização de cada instituição, os insumos para aplicação, a planilha de identificação a ser preenchida e assinada pelo profissional da saúde, o termo de declaração e de compromisso elaborado pelo setor jurídico da SMS.

“Não serão disponibilizadas as caixas térmicas e os gelox. Por isso, é necessário que cada instituição leve seu material, para garantir a temperatura ideal do imunobiológico [2ºC a 8ºC]. Estamos usando a mesma metodologia da campanha da influenza, que já vem dando certo em outros anos”, enfatiza.

Responsáveis da Instituição
A coordenadora geral do Hospital Fernando Franco, Suyane Oliveira, participante da reunião, afirma ser emocionante vivenciar pela segunda vez esse momento histórico para a Capital. “O encontro é de suma importância, para que possamos ter segurança na hora da dispensação, e aplicação da vacina. Estou extremamente emocionada em fazer parte dessa história e dessa equipe”, declarou. 

“A reunião foi muito boa e esclarecedora para a gente entender como será a dinâmica, como devemos proceder na dispensação das vacinas e como vamos proceder na vacinação. Estou feliz por esse grande acontecimento, em busca de um alívio para os profissionais”, avaliou o representante do Hospital Renascença, Willian Douglas dos Santos.