Prefeitura segue imunizando profissionais de saúde contra a covid-19

Saúde
10/02/2021 13h46

Em continuidade à imunização dos profissionais de saúde contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue vacinando esses trabalhadores no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, nesta quarta, quinta e sexta-feira, dias 10, 1 e 12, das 8h às 16h30. Os profissionais que estão sendo imunizados foram listados previamente pelos estabelecimentos de saúde onde trabalham, para que sejam devidamente identificados no momento da vacinação. 

A SMS mantém um cronograma específico para vacinar os profissionais de saúde, de acordo com os critérios de prioridade do Ministério da Saúde e do Plano Municipal de Vacinação. Sendo assim, a vacinação está sendo realizada de forma programada, com dias e horários definidos conjuntamente com os estabelecimentos de saúde, garantindo melhor fluxo e evitando aglomerações.

Nesta quarta-feira, 10, estão sendo vacinados os profissionais que não haviam recebido a dose nas vacinações realizadas nos locais de trabalho. São servidores do Hospital São José, Hospital Cirurgia e agentes de saúde da SMS que não tiveram os trabalhos suspensos durante a pandemia.

Wilson de Oliveira é agente da Saúde de Aracaju e atua na área da saúde há 37 anos. Feliz com a imunização, o servidor relata que é um dia muito importante. “É um dia histórico, por estar tomando essa vacina contra a covid-19, um momento esperado com muita ansiedade. Ficamos mais tranquilos para trabalhar, graças a Deus, chegou!”, afirmou. 

“Fui avisado pelo hospital sobre a vacinação de hoje e compareci para receber a minha dose. É muito importante poder ser imunizado, porque nos passa uma segurança e é um estímulo maior para continuar trabalhando”, declarou o técnico de enfermagem do Hospital São José, José Cleverton dos Santos. 

A técnica de enfermagem do Hospital Cirurgia, Adelaide Monteiro também compareceu para ser vacinada e ficou mais aliviada logo depois da aplicação da dose. “Vou trabalhar mais tranquila, pois com a imunização temos mais segurança para trabalhar. Continuamos nos prevenindo com os cuidados necessários, mas com a vacina, mesmo que a pessoa pegue, há menos riscos de agravar tanto como temos visto. Fico mais aliviada, ainda mais porque já tive covid duas vezes. Agora é aguardar a segunda dose”, contou. 

Segunda dose
Seguindo o Plano Municipal de Imunização, a Prefeitura iniciou, terça-feira, 9, o repasse da CoronaVac [vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac Biotech] aos hospitais da rede pública e privada da capital, para aplicação da segunda dose dos profissionais de saúde que já receberam a primeira. A campanha já imunizou 11.136 profissionais de saúde e idosos institucionalizados, grupos prioritários da primeira fase da vacinação. 

O início da vacinação da segunda dose, em Aracaju, considera o intervalo médio para aplicação entre as doses da CoronaVac, que é de duas a quatro semanas. Para a continuidade da imunização dos profissionais de saúde, foi firmada parceria com as unidades hospitalares, as quais ficaram responsáveis pela execução das doses, que são retiradas na Rede de Frio da SMS.