Idosos e cuidadores da Casa Lar Nalde Barbosa são vacinados contra covid-19

Assistência Social e Cidadania
10/02/2021 16h41

A partir desta quarta-feira, 20, os idosos da Casa Lar Nalde Barbosa, unidade de acolhimento situada no bairro Farolândia, administrada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, começaram a receber a vacina contra a covid-19.

Os idosos institucionalizados, ou seja, que residem em lares de longa permanência, integram, junto aos trabalhadores da saúde, o público-alvo da primeira fase da campanha de imunização coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, a vacina representa o reforço na segurança da saúde desse grupo prioritário.

“Hoje é um dia muito feliz. Com a imunização, ficamos mais tranquilos porque é mais uma ferramenta de combate ao contágio do coronavírus. Desde o início da pandemia, nossos idosos foram acompanhados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde e tomamos medidas necessárias para evitar a contaminação, como a suspensão de visitas externas, cuidados redobrados com a saúde, higiene deles e do local”, destacou Simone.

A equipe de vacinadores, composta por um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, aplicaram a vacina em 24 pessoas, sendo dez idosos e 14 cuidadores sociais, profissionais que oferecem o cuidado humanizado a esses usuários. Para a coordenadora da Casa Lar Nalde Barbosa, Magna Sousa, o início da vacinação representa esperança.

“É um momento ímpar. Estamos aguardando há muito tempo esse dia chegar. Queremos que os nossos idosos tenham saúde e vida longa, bem como os cuidadores que estão no dia a dia, com eles. Só temos a comemorar, estamos felizes”, salientou.

O cuidador social Emanuel Danilo foi o primeiro profissional da política de assistência social do Município, entre os outros 13 cuidadores que atuam na linha de frente no equipamento, a ser vacinado. “Me sinto privilegiado em ser o primeiro cuidador social a receber a dose da vacina que é muito importante para as nossas vidas, principalmente para os idosos”, contou.

Há dois anos, o cuidador social Efraim Santos dedica o seu trabalho na Casa Lar. Ele também recebeu, nesta quarta, a primeira dose do imunizante. “É importante para todos nós. Me sinto lisonjeado participar desse momento histórico no mundo. Estou imune contra a covid-19”, disse.

Luíz Rodrigues, de 66 anos, acolhido na Casa Lar há quase um ano, contou que se sente protegido após receber a vacina contra a covid-19. “Fiquei feliz. Vou ter mais saúde. Isso evita o contágio da doença. Consegui.”, falou.