Prefeitura promove acesso de crianças a espetáculo teatral premiado pela Lei Aldir Blanc

Cultura
10/02/2021 18h35

Explorar a imaginação, o convívio social com colegas, desenvolver autoconfiança e empatia são benefícios que o teatro proporciona ao público infantil. É através desse modelo de arte que as crianças acabam demonstrando sentimentos que, no dia a dia, não conseguem transmitir. Neste sentido, um dos propósitos da Prefeitura de Aracaju, ao executar os recursos da Lei Aldir Blanc, é também promover o acesso do público infantil às artes de forma gratuita.

Foi com sorrisos estampados nos rostos que as crianças assistidas pelo Centro de Integração Raio de Sol (Ciras) contemplaram o espetáculo teatral Meu Pé de Laranja, da Então Cia de Arte, nesta quarta-feira, 10. A apresentação teatral é parte da programação estabelecida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), com os projetos artísticos e culturais contemplados pela Lei Aldir Blanc na capital sergipana.

O espetáculo é um dos produtos da categoria Artes Cênicas, do edital Janelas para as Artes, concebido e coordenado pela Funcaju. O certame foi voltado para a classe artística e contempla os mais diversos segmentos da arte, somando investimento de R$4.028.135,30 com recursos da LAB.

A peça teatral Meu Pé de Laranja é inspirada na obra homônima do escritor José Mauro de Vasconcelos e do poeta Manoel de Barros. Ela conta a história de Zezé, um menino arteiro que tem o sonho de um dia virar poeta, porém, muitas surpresas o aguardam. Zezé, Ana e Clara, três irmãos que são personagens importantes da história, se envolvem em uma jornada que tem o objetivo de inspirar crianças de todas as idades.

Para a representante do Ciras, Ada Luiza, com a crise causada pela pandemia da covid-19, a oportunidade de receber uma peça teatral na instituição é motivo de alegria. “Tudo que vem para agregar, estimular a socialização através de eventos lúdicos não só para as crianças, mas também para os adultos, contemplam todo o processo psicológico que eles passam. É um trabalho muito bem recebido por todo nós, pois sabemos que isso só engrandece para o conhecimento de quem realmente necessita”, enaltece.

O espetáculo teatral foi realizado cumprindo todas as medidas de biossegurança contra o novo coronavírus, como o controle do acesso de pessoas e a disponibilização de todos os itens de higienização de prevenção ao vírus.

Retorno aos palcos
Além de especial para as crianças do Ciras, o espetáculo marcou também o retorno do grupo Então Cia de Arte aos palcos. De acordo com um dos representante da Companhia, Leonardo Andrade, os ensaios e trabalhos estavam interrompidos desde o início da pandemia. Com a execução da Lei Aldir Blanc, em Aracaju, ele comemora o retorno do trabalho, aos poucos, e com todas as medidas de segurança necessárias.

“Com muita felicidade fomos contemplados na Lei Aldir Blanc, possibilitado, por meio da Funcaju, levar o nosso espetáculo ao público que trabalhamos após um ano extremamente complicado para os artistas, no qual muitas das apresentações não puderam ser realizadas. Com a aprovação do projeto, foram aumentadas as chances de estarmos no palco e em um lugar que nunca apresentamos (Ciras)”, destacou o artista.

A Companhia ainda fará outras três apresentações teatrais, promovidas pela Funcaju. Os eventos culturais e artísticos incentivados pela Lei Aldir Blanc seguirão até meados do mês de abril, incluindo o Festival de Artes Cênicas de Aracaju, que reunirá uma vasta programação teatral, dos espetáculos de rua até os de grande estrutura.