Moradores do Santos Dumont comemoram construção e reforma de praças

Agência Aracaju de Notícias
16/02/2021 04h00

A Prefeitura de Aracaju se faz presente através de obras que se convertem em cidadania para a população. Atualmente, a gestão municipal, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está construindo e reformando duas praças no bairro Santos Dumont, zona Norte da capital, uma voltada para a prática de esportes e outra para lazer e atividades aeróbica, proporcionando mais qualidade de vida à comunidade. Juntas, as intervenções somam mais de R$1,03 milhão.

A obra de urbanização da praça poliesportiva, que fica anexa à praça Valteno Menezes, está com 14% de execução dos serviços. O valor total da obra é superior a R$608 mil. Quem mora próximo à praça esportiva é Islânia Guimarães Pereira, de 37 anos. Para ela, a intervenção da Prefeitura beneficia não somente aos esportistas, mas a toda comunidade.
 
"A minha avaliação é positiva. O espaço precisava mesmo de uma reforma, porque estava muito deteriorada. Moro há pouco tempo aqui, tenho observado os rapazes aqui quando vinham jogar futebol. Eles ficavam expostos ao sol, não tinha vestiário. Lembro que eles ficavam embaixo das árvores ao redor para trocar de uniforme e até mesmo os torcedores. Depois da reforma, espero que tudo melhore por aqui", diz.
 
Carlos Menezes, 60, mora na localidade há mais de 40 anos. Na opinião dele, toda obra é importante para a comunidade. "Qualquer que seja a obra, ela traz melhorias. Costumo dizer que o esporte e a educação andam juntas. Esse é o caminho e as minhas expectativas são boas", afirma.
 
Vagner Carvalho, 56, lembra que, quando jovem, chegou a jogar futebol no espaço que está sendo reformado. Ele tem boas lembranças, mas admite que a estrutura era precária. "Certamente que a reforma deixará a área em condições melhores. O nosso campo era defasado, cheio de buracos. A comunidade será bastante beneficiada. Eu cheguei a jogar aqui há muito, minha vida foi aqui nesse campo de pelada. Com a reforma vai ficar super legal. Ainda dou minhas corridas, senão enferruja", conta sorridente.  
 
Nova praça
Ainda no Santos Dumont, a Prefeitura está construindo uma nova praça, entre as ruas Bela Vista e Luiz Gonzaga. A obra está com 52% dos serviços executados e dará uma nova repaginada no cenário urbano do bairro.  

"A minha expectativa é a melhor possível. Vou amar porque uma praça é tudo. Aqui as pessoas jogavam lixo, entulho. Vai ficar tudo mais iluminado e espaçoso para as crianças brincarem", afirma Fabiana Silvana da Conceição, 35, que mora em frente à futura praça.
 
Carlos de Arimateia Rosa, 80, e sua esposa, Maria do Carmo de Jesus Rosa, 79, também moram em frente à futura praça, e fazem questão de externar felicidade. "Hoje a Prefeitura está fazendo essa benfeitoria. Aqui era praticamente uma lixeira. Quando ficar reformada vai ficar uma beleza", disse satisfeito Carlos.
 
"A reforma vai deixar a praça linda, aqui era muito ruim, muitas pessoas vinham aqui para usar drogas, o local era feio, tive que fazer um pequeno jardim para dar mais colorido, mas acredito que a obra deixará tudo mais bonito", completa Maria.
 
Opinião semelhante tem Danilo Santos Conceição, 29. Pai de duas meninas, ele não vê a hora do espaço ser inaugurado para oferecer mais lazer às crianças. "Toda a vizinhança é a favor da obra. Todos aqui queriam. Vai valorizar muito o local e agora vou poder passear com minhas meninas".