Fomento ao esporte: Prefeitura repõe materiais esportivos das escolas municipais

Educação
15/02/2021 08h00

Em preparação para o ano letivo de 2021, as 44 escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Aracaju receberam novos equipamentos esportivos e de recreação. Os materiais foram adquiridos pela Prefeitura de Aracaju e distribuídos às unidades pela Coordenadoria de Educação Física e Esporte Escolar (Coefesp) da Secretaria Municipal da Educação (Semed). 

Essa é a terceira reposição dos equipamentos feita pela Semed desde 2017, quando foram entregues 4.227 itens esportivos, como fardamentos, bolas de diferentes modalidades, tatames, jogos de mesa e outros materiais. A partir de então, a Educação de Aracaju vem repondo o material sempre que necessário, a fim de fomentar a prática esportiva nas unidades de ensino. 

“No início de 2017 fizemos solicitação à Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, e em 2018, assim que chegaram, distribuímos todo o material necessário para as aulas de Educação Física e o esporte na escola. À medida que esses materiais vão desgastando, vamos repondo, buscando sempre manter a qualidade e o incentivo constante destas práticas no ambiente escolar. Iríamos promover uma solenidade de entrega com a presença de diretores escolares e professores, no entanto, devido à pandemia, não foi possível”, explica o coordenador da Coefesp, Robson dos Santos. 

Os kits, entregues no começo deste mês de fevereiro, contam com bolas para diferentes modalidades, redes, cones, shorts, coletes, colchões, cordas, bomba, dominó, jogo de damas, bambolês e sacolas. Os itens distribuídos são comuns a todas as Emefs, embora sejam acrescentados materiais específicos que precisam ser utilizados em escolas com projetos complementares, como é o caso da Emef Florentino Meneses, da Zona de Expansão, onde os alunos contam com aulas de dança e de lutas marciais, e que por isso recebem itens característicos.

“Estamos bastante satisfeitos com nosso aporte para as aulas de Educação Física e os outros projetos desenvolvidos aqui. Temos armário lotado e uma boa variedade de material. Grande até, se compararmos há uns cinco anos, quando não tínhamos nada. Tudo que vai se desgastando a Semed vai repondo e com a chegada dessa remessa posso dizer que estamos preparados para o início de aulas na Educação Física, eventos, campeonatos e jogos”, ressalta a coordenadora administrativa da Emef Florentino Menezes, Mércia Carmelita. 

Esporte é desenvolvimento
O professor Newton Carlos, da Emef Manoel Bomfim, no Bugio, considera o recebimento desses materiais como indispensáveis para uma prática pedagógica da disciplina de Educação Física e do Família Handebol, projeto desenvolvido pela escola que faz o time da unidade se destacar no cenário sergipano da modalidade.

“Nós sabemos que o esporte é uma ferramenta importantíssima na inclusão social dos jovens. Como a "Manoel Bomfim" está em uma área onde, infelizmente, há problemas sociais, o projeto conseguiu agregar muitos alunos e famílias à escola. Há uma grande adesão e conseguimos resultados expressivos, fazendo a escola ter um dos principais projetos de Handebol do estado de Sergipe. Já fomos a diversas competições estaduais, regionais e nacionais. Sem esse apoio da Semed não teríamos o sucesso que conquistamos. O resultado é vários atletas, alunos da rede municipal, se destacando”, pontua o professor.

Duas traves e 20 colchões especiais, além de outros materiais esportivos foram entregues para a Emef Santa Rita, do bairro Novo Paraíso. É nela que o professor Admilson Oliveira, além de Educação Física, dá aulas de Ginástica para cerca de 25 estudantes, tanto da própria unidade e de outras escolas que fazem parte do projeto. As aulas de contra turno começaram em 2017, mas em quatro anos já rendeu bons frutos, como, por exemplo, a medalha de ouro nos Jogos da Primavera de 2019. 

“Sinto-me muito grato porque recebemos da Coefesp um material de primeira qualidade, que nos permite alcançar nossos objetivos. Muitos professores e mães nos relatam o quanto o comportamento dos jovens mudaram após as aulas de Ginástica. Foi o desempenho em sala de aula, as notas que melhoraram, a postura e autoestima desses meninos. Eles mudam a forma de ver a sociedade se destacando na escola e passando por experiências tão ricas que o esporte ensina. É uma transformação impressionante”, relata Admilson.

Já a Emef Costa e Melo, do bairro Getúlio Vargas, conta com dois projetos esportivos extracurriculares. Além do Futsal, estudantes recebem aulas e treinos de Atletismo. O professor de Educação Física, Deivison Santos, é quem está à frente deste último que, inclusive, já conquistou boas colocações nos Jogos da Primavera, etapa regional os Jogos Escolares, competindo dentro e fora do estado. 

“A Cofesp sempre nos apoiou em tudo. Não só na aquisição dos materiais, mas nas logísticas, transportes, lanches. Paramos as aulas por conta da pandemia, mas os alunos continuaram treinando em casa e vamos voltar com tudo nesse ano de 2021. Nosso principal objetivo é, através do esporte, resgatar a criança ou jovem do tempo ocioso, trazê-los para a escola, promover a interação social e incentivá-los às competições a nível estadual e nacional. Essa troca de experiências é muito importante para os estudantes e na formação enquanto indivíduos”, explica o professor Deivison Silva.