Rede de Saúde de Aracaju amplia em 10,5% o fornecimento de medicamentos e insumos

Saúde
19/02/2021 15h50

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém em dia o fornecimento de medicamentos e insumos de toda a rede, incluindo as farmácias de todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e de quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
 
De acordo com levantamento da Rede de Assistência Farmacêutica e Insumos (Reafi), de janeiro a dezembro de 2020 foram dispensados 95.259.843 unidades de medicamentos e insumos em toda a rede municipal de saúde. 

Fazendo um comparativo de janeiro do ano passado, quando foram disponibilizadas 7.784.324,00 unidades de medicamentos e insumos, e janeiro de 2021, em que 8.602.163,00 medicamentos e insumos foram utilizados e dispensados, se nota uma alta de 10,5% na oferta do serviço pelo município. 

O planejamento estratégico com foco na garantia dos serviços, aliado à regularidade na entrega por parte dos fornecedores, contribui significativamente para o cumprimento da programação anual elaborada pela rede, o que também reflete numa oferta exitosa tanto na assistência médica nos hospitais municipais, quanto nas Unidades Básicas de Saúde, atendendo à necessidade dos usuários. 

"A Reafi é responsável também pela gestão de medicamentos, suplementos e insumos médicos hospitalares da rede de Saúde, assim como dos usuários acamados cadastrados nas unidades de saúde que são vinculados. No Cemar Siqueira Campos, temos disponíveis medicamentos que atendem aos programas de Glaucoma, Parkinson e Osteoporose”, explica a coordenadora interina da Reafi, Maria Cristiane Trindade de Almeida.

Com relação à periodicidade do abastecimento nas UBS, Cristiane explica que é seguido um cronograma de pedidos elaborado pela Coordenação do Almoxarifado Central com o objetivo de otimizar o trabalho operacional, logístico e transporte.
 
No caso de medicamentos, o pedido é mensal e se houver necessidade de abastecimento extra, também são atendidos, para não haver desassistência. Atualmente, sete unidades fazem a dispensação de medicamentos controlados, quatro estão com atendimento restrito a casos de síndromes gripais e as demais com dispensação de medicamentos comuns.

A Reafi também é responsável por gerir os insumos envolvendo os acamados assistidos pela rede municipal de saúde, que atualmente conta cerca de três mil usuários. Os gerentes enviam os documentos necessários e relatório médico da equipe da saúde da família, e após análise e deferimento, esse usuário é incluído no sistema passando a receber seus insumos e/ou medicamentos padronizados pela SMS.

Acesso ao serviço
“Para aquisição de medicamento, tanto na UBS vinculada ao usuário, quanto no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), deve apresentar receita médica, Cartão Nacional do SUS (CNS), Cartão da Pasta Família e documento de identificação com foto,” orienta Cristiane. 

No caso dos usuários atendidos pelo Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), a documentação exigida é a mesma. Na Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco, o usuário apresenta o CNS e documento de identificação com foto para a assistência à saúde necessária, pois nessa unidade não há serviço de dispensação de medicamentos via farmácia. 

Medicamentos controlados
De acordo com a coordenadora da Reafi, a dispensação de medicamentos controlados é realizada com a presença do profissional farmacêutico. Na capital, essa dispensação acontece em sete unidades de referência, que atende as Unidades Básicas de Saúde das respectivas regiões.

“Eram cinco unidades e ampliamos para sete unidades que dispensam medicamentos controlados em Aracaju. Após a pandemia, a UBS Geraldo Magela, que atualmente é referência para atendimentos restritos a síndromes gripais retornará a ser referência para dispensação de medicamentos controlados totalizando oito unidades. Então, enquanto durar a pandemia, os usuários que eram atendidos pela Geraldo Magela, estão recebendo os medicamentos na UBS Augusto César Leite”, explica Cristiane Almeida. 

As UBS que dispensam medicamentos controlados são: UBS Dona Sinhazinha (Grageru), UBS Augusto César Leite (Aeroporto), UBS Dr. José Calumby (Jardim Centenário), UBS Anália Pina (Almirante Tamandaré), UBS Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo) e a UBS Francisco Fonseca (18 do Forte). 

Validade das receitas
A validade das receitas depende da natureza do medicamento. Para os de uso comum e controlado, a validade da receita é de 30 dias. Já para os antibióticos, o documento é válido por 10 dias. Entretanto, em decorrência do coronavírus, todas as prescrições para insumos de uso contínuo passam a não ter restrição de validade durante a pandemia. 

Prontuário Eletrônico
Com a implantação do sistema de gestão finalizado desde 2019, o Prontuário Eletrônico tem contribuído, entre outras questões, para um melhor monitoramento e controle dos insumos e medicamentos dispensados na rede de saúde do Município. A partir dele, tem-se acesso ao consumo real de cada UBS, quais usuários foram contemplados, todos os medicamentos que eles adquirem na unidade de saúde à qual estão vinculados.

“Através do Sistema IDS Saúde ou Prontuário Eletrônico todos os serviços acessados pelo usuário na Unidade fica registrado no sistema e essas informações são importantes para que a gestão conheça a necessidade de cada unidade, o consumo de todos os setores produtivos das redes de saúde. Essas informações são essenciais para avaliar os dados epidemiológicos de cada unidade e região além de proporcionar planejamento estratégico que otimiza e evita possíveis desabastecimento”, avalia a coordenadora da Reafi e farmacêutica, Maria Cristiane Trindade de Almeida.