SMTT reforça sinalização vertical de trânsito em vários pontos de Aracaju

Transporte e Trânsito
22/02/2021 12h40

No trânsito, a sinalização vertical é composta por placas de regulamentação, advertência e indicação, fundamentais para a organização do fluxo de veículos e segurança dos pedestres. Por isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem investido neste tipo de sinalização, repondo e instalando novas placas em ruas e avenidas de grande movimentação. Nesta segunda-feira, 22, foram implantadas novas placas na avenida Acrísio Cruz e no bairro Farolândia. 

Na semana passada, foram instaladas mais de 30 placas de sinalização vertical nos bairros Lamarão, São José e Treze de Julho, além das avenidas Tancredo Neves e Beira Mar. Em conformidade com o Conselho Nacional de Trânsito, elas podem estar fixadas ao lado ou suspensas sobre a via, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis.

De acordo com o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, esse trabalho é realizado de forma contínua, mas vem sendo intensificado para dar mais organização e segurança ao trânsito da capital.
 
“O trabalho de sinalização não para. Diariamente, a equipe está nas ruas da cidade instalando placas em alguns locais, repondo em outros, pintando linhas de eixo e bordo e faixas de pedestres. É um serviço contínuo, mas que a SMTT vem intensificando para a melhoria da mobilidade e, claro, a segurança de todos”, garante Renato.

O coordenador de Sinalização da SMTT, Diego Carvalho, destaca que as placas de sinalização vertical são fabricadas na própria SMTT. “A maioria das placas instaladas em Aracaju são provenientes da fábrica de placas da SMTT e temos trabalhado para sinalizar cada vez mais a cidade. Mas, infelizmente, esse tipo de sinalização ainda é alvo de vandalismo, prejudicando bastante o trânsito. Quando isso acontece, precisamos fabricar, novamente, a placa e fazer uma nova instalação”, conta. 

Furtos
Outro problema registrado com frequência pela SMTT é o furto de cabos de semáforos. Na semana passada, houve furto de cabos no cruzamento semafórico entre as avenidas Adélia Franco e Hermes Fontes, no bairro Jardins. Cerca de 300 metros de fio foram furtados, danificando os equipamentos e causando prejuízos ao trânsito da cidade.
 
Também houve furto de 70 metros de fiação do semáforo localizado no cruzamento entre as avenidas Gentil Tavares e Simeão Sobral. A SMTT pede que o cidadão que presenciar este tipo de prática ilegal acione a Guarda Municipal pelo 153, ou a Polícia Militar, pelo 190.