Mais de 20 equipamentos da Rede de Saúde foram revitalizados nos últimos anos

Saúde
22/02/2021 15h30

Nos últimos três anos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vem executando uma série de obras de revitalização, adequação e ampliação nos equipamentos que compõem a rede de Saúde municipal.
 
Nesse período, as obras contemplaram cerca de 21 estabelecimentos, entre Unidades Básicas de Saúde; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Fernando Franco e Nestor Piva; além melhorias em setores do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar); estruturação onde será o novo espaço do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); e dos equipamentos voltados ao atendimento covid.

Atualmente, duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão recebendo melhorias. Na UBS Augusto César Leite, localizada no bairro Aeroporto, o processo de revitalização está em fase de acabamentos finais.

Entre as principais melhorias nesta unidade, foi implementada rampa de acessibilidade; bicicletário; fluxo correto para o CME (Centro de Material e Esterilização); ampliação na sala de espera e fechamento da recepção com vidro temperado e climatização desse ambiente; individualização dos consultórios odontológicos; adequação dos banheiros com acessibilidade; sala de reuniões; ampliação da sala da gerência com acesso ao almoxarifado e a inclusão de grades de proteção. 

“Também substituímos o madeiramento do telhado em cerca de 90%, pois boa parte dele estava tomado pelo cupim. Fizemos uma revisão geral, tanto elétrica quanto hidrossanitária. A unidade, inclusive, não estava ligada com a rede de esgoto e nós fizemos. Toda a UBS recebeu uma manutenção corretiva bem agressiva, visto que o prédio era muito antigo”, destacou a coordenadora de Infraestrutura da SMS, engenheira Carla Christine Santos.

Enquanto aguardava atendimento na sala de espera, a usuária Márcia Josefa do Nascimento elogiou as melhorias feitas na Unidade, a qual disse ter ficado "mais confortável". “Tinha menos espaço, todo mundo ficada aglomerado aqui e era mais bagunçado. E ainda colocaram esse vidro na recepção, daí protege mais, tanto as recepcionistas quanto a gente que vem buscar uma informação ou um serviço na unidade”, disse. 

Para a usuária Roseli Lemos dos Santos, “está bem melhor agora". "Nem lembro mais como era. Venho sempre para me consultar com o médico, ver os exames, uso todos os serviços e agora assim fica mais confortável”, afirma a moradora do bairro Aeroporto. 

Ávila Nabuco e CEO
Duas obras importantes seguem em execução, com previsão de entrega para a primeira quinzena do mês de março: a de revitalização da UBS Ávila Nabuco, e a do novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Na UBS Ávila Nabuco, localizada no conjunto Médici, as melhorias envolvem a troca de esquadrias; rampa de acessibilidade; modernização do layout da recepção, com envidraçamento e climatização e ampliação da sala de espera; adequação para acessibilidade na farmácia; sala de gerência com acesso ao almoxarifado; individualização do consultório odontológico; construção de banheiro com acessibilidade próximo à sala de espera; reforma na copa; criação de depósito; ampliação da sala de vacina e organização do fluxo de CME. 

“Para o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foi locado um imóvel, localizado próximo do Hospital Fernando Franco e, desde o mês de janeiro, está sendo adequado para que o serviço seja reativado em breve. O espaço terá oito consultórios, almoxarifado, CME, arquivo, sala de reunião, três depósitos para equipamentos, sala de laudos e duas salas adaptadas para receber pacientes acamados”, salienta a coordenadora de Infraestrutura da SMS, Carla Christine Santos. 

Até o mês de março serão entregues ainda outras duas obras de ampliação de leitos para atendimento covid: na UPA Fernando Franco, após a instalação dos quatros novos contêineres, e na readequação no prédio do CAPS Jael Patrício. 

Reformas e adequações
Entre as obras de revitalização e adequação nos equipamentos de saúde do município, em 2018 receberam melhorias: o Polo da Academia da Saúde, no bairro Coroa do Meio, e Hospital Fernando Franco, onde entre as principais obras de revitalização, foram feitas adequações nos banheiros para adequação de acessibilidade; relocação do almoxarifado de farmácia e do necrotério; implantação de farmácia satélite; implantação da sala de medicação rápida; implantação de mais um consultório; troca de vidros; revisão elétrica geral com identificação de quadros; revisão de telhado. Também foi feita pintura, revisão hidrossanitária, revisão elétrica, revisão nas esquadrias e portas, instalação de 24 aparelhos de ar-condicionado (tipo split).

Já na UPA Nestor Piva, além de adequações para a ampliação de dois leitos na Estabilização, entre outras melhorias, foram feitas adequações de acessibilidade; na farmácia; melhoria de fluxos internos com fechamento de corredores; instalação de películas; troca de vidros; revisão elétrica com identificação de quadros; revisão hidrossanitária; revisão nas esquadrias e portas; instalação de 61 aparelho de ar-condicionado (diversas capacidades); e substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED. 

Entre 2018 e 2019 foram reformadas ou receberam adequações as UBS: Humberto Mourão (São Conrado), Porto Dantas (Porto Santas), Elizabeth Pita (Santa Maria), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Dona Sinhazinha (Grageru), Madre Tereza (Jabotiana), Irmã Caridade (Aloque), Manoel de Souza Pereira (Sol Nascente), Niceu Dantas (Zona de Expansão), Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos), Renato Mazze Lucas (Santos Dumont) e Geraldo Magela (Orlando Dantas). Ainda em 2019, foi entregue a Unidade Básica de Saúde Roberto Paixão, no bairro 17 de Março.  

Em 2020, a Prefeitura entregou a revitalização da UBS Ministro Costa Cavalcante, localizada no bairro Inácio Barbosa, assim como a obra de readequação da hidroterapia no Centro de Reabilitação (CERII), dentro do prédio do Cemar Siqueira Campos.