Com ações paralelas, Prefeitura viabiliza continuidade da imunização dos profissionais de saúde

Saúde
24/02/2021 15h44

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue imunizando os profissionais de saúde contra a covid-19. Até o momento, foram imunizados 14.916 profissionais de saúde da capital, e para assegurar esse fluxo, a SMS está realizando a imunização dos profissionais que ainda não foram vacinados, no prédio da Rede de Frio, conforme lista prévia de cada estabelecimento de saúde. 

“Anteriormente, essa ação estava acontecendo no auditório da Escola Presidente Vargas, mas redirecionamos para a Rede de Frio. Nesta quarta, e até o final da semana, serão vacinados os profissionais das Unidades Básicas de Saúde. São servidores ou que completaram o intervalo para a segunda dose, ou que não receberam a primeira. Tivemos casos de servidores que haviam sido vacinados contra outras doenças e precisaram cumprir um intervalo mínimo de 15 dias para receber a vacina contra a covid, o que deve acontecer até o final dessa semana”, explica a técnica da Rede de Frio, Tatiane Melo. 

Para a primeira fase, considerando as duas doses destinadas aos grupos prioritários, foram repassadas para o Município 35.438 doses, sendo 23.138 da vacina CoronaVac/Sinovac e 12.300 da AstraZeneca/Oxford. Já para a segunda fase da campanha, Aracaju recebeu, até o momento, 2.061 doses da CoronaVac/Sinovac.

A Secretaria da Saúde mantém um cronograma específico para vacinar os profissionais de saúde, de acordo com os critérios de prioridade do Ministério da Saúde e do Plano Municipal de Vacinação. Da mesma forma, tem desenvolvido estratégias paralelas de imunização desses profissionais, seja pela vacinação in loco, através do repasse das doses aos estabelecimentos de saúde ou ainda definindo ponto fixo de vacinação, que nesse momento é a Rede de Frio, ou em ações aos sábados.

“Além dessa imunização na Rede de Frio, as equipes de vacinadores da SMS seguem imunizando, com a primeira dose, os profissionais de saúde em seus locais de trabalho. Nesta quarta, estão sendo vacinados os profissionais no Hospital Cirurgia e na empresa de home care, SOS Vida. Na quinta, 25, receberão a primeira dose, os profissionais do HUSE que ainda não tinham sido vacinados”, afirma a técnica da Rede de Frio.