Matrícula Online 2021: prazo para entrega de documentos da transferência interna termina nesta quinta, 25

Educação
24/02/2021 18h45

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), prorrogou para esta quinta-feira, 25, o prazo para a entrega dos documentos necessários para a fase de transferência interna da Matrícula Online 2021. Mães e responsáveis devem levar à escola os documentos exigidos. Devido à pandemia da covid-19, é necessário comparecer à unidade de ensino mediante agendamento prévio com a direção escolar.

Esta primeira etapa foi voltada para alunos que já estão matriculados e desejam ser transferidos para cursar o ano letivo 2021 em outra escola da rede. Durante os dias 22 e 23 de fevereiro, a Semed disponibilizou no portal da matrícula online a solicitação do procedimento de transferência. Desde 2018 as matrículas da rede municipal são feitas pela internet, facilitando o processo de garantia de vagas e colocando um fim às longas filas nas portas das escolas.

“Alertamos que a confirmação da matrícula só se efetiva quando o responsável pelo aluno leva o documento na escola. A entrega aconteceria até esta quarta, dia 24, mas aumentamos o prazo em mais um dia para que as mães não esqueçam ou tenham um tempo maior para entrar em contato com a direção e ir até lá”, ressalta a secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite. 
 
Para Fernando Alves, pai do aluno Pedro Alves, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco, no bairro Lamarão, esse processo de matrícula de forma virtual representa inovação, dignidade e um grande avanço para Aracaju. 
 
"Vim entregar os documentos do meu filho hoje e agradeço a iniciativa inteligente. Anos atrás já presenciei filas enormes, correria e gente dormindo dois dias na porta da escola para garantir um lugar para seu filho. Como pai, me sinto lisonjeado com essa transformação. Você, no conforto do seu celular, abrir o site e resolver a matrícula é maravilhoso. Estão todos de parabéns", pontua Fernando.
 
Call Center
Somente nesta primeira etapa da transferência interna foram realizadas mais de 1.300 solicitações, sendo cerca de 500 alunos já confirmados. Para o suporte às famílias e às escolas durante este processo, foi organizada um call center via telefone e WhatsApp. A equipe de atendimento é composta por cinco pessoas e o apoio de coordenadorias da Semed. O call center da matrícula atende pelos números 3179-1574, 3179-1538 e ainda pelo WhatsApp 98106-2969. 
 
“Ainda que o período para a solicitação de transferência interna tenha acabado, o call center continua à disposição da população e a escola. As ligações mais frequentes são das mães, que têm dúvidas sobre as datas, quantidade de vagas e procurando saber quais as escolas mais próximas das suas casas. Sobre o sistema, percebemos que ao decorrer dos anos elas vês se familiarizando com ele, o que torna seu uso ainda mais eficiente”, explica a coordenadora da equipe do
call center, Ana Isabel. 
 
Matrícula de novos alunos
Depois do período de transferência interna, é a vez dos alunos que nunca estudaram ou que virão transferidos de outras redes para a rede municipal. 
A partir da próxima segunda-feira, 1° de março, as matrículas para alunos novos poderão ser solicitadas através do site e a documentação entregue nas escolas pelos responsáveis legais – em caso de alunos menores de idade -, ou pelo próprio aluno, quando este for maior de idade.