Prefeitura segue realizando aulas presenciais da Academia da Cidade em 11 polos

Saúde
25/02/2021 09h00

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju já reabriu 11 dos 24 polos do Programa Academia da Cidade (PAC). A reativação priorizou os polos com espaços abertos e amplos, seguindo o protocolo de biossegurança contra o coronavírus.
 
O retorno gradativo das aulas presenciais possibilita que usuários que não têm acesso às aulas online durante o pico da pandemia possam voltar a fazer os exercícios.

Os polos cujas aulas já foram retomadas são: Augusto Franco, América, Industrial, Zilda Arns, Luzia, Santa Maria, Santos Dumont, Maracaju, Centro de Criatividade, Bugio e Sol Nascente. Entretanto, de acordo com a área técnica do PAC, Aline Guimarães, para manter a segurança dos usuários e professores foi preciso fazer algumas alterações na dinâmica do programa.

“Os professores, estagiários e alunos, seguindo o protocolo, precisam fazer o teste RT-PCR, se sentirem algum sintoma de covid-19. Além disso, os alunos também são encaminhados aos testes, caso apresentem sintomas. Já os documentos para a inscrição no programa continuam os mesmos: identidade, cartão do SUS, e o número do prontuário eletrônico”, explica.

Os usuários considerados como grupo de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos e imunossupressores, foram orientados a permanecer em casa. A reabertura dos polos foi iniciada em dezembro, com cadastramento, inscrições e orientações à comunidade sobre o retorno das atividades. 

Orientações
Para a realização das aulas nos polos é obrigatório o uso de máscara, higienização das mãos antes e depois das atividades e distanciamento físico, respeitando a marcação definida nos locais das atividades.

A professora do PAC, Lidiane Prado, destaca que a Secretaria da Saúde forneceu um kit com equipamentos de proteção individual para os professores e estagiários contendo máscara de tecido, protetor facial e álcool a 70%.

“Estamos trabalhando com os alunos, caminhadas monitoradas e aulas práticas de baixa intensidade, com duração máxima de 40 minutos e cada turno oferta, no mínimo, duas aulas. Não são utilizados materiais de uso coletivo, como halteres e colchonetes”, orienta.

Aulas
As aulas presenciais são ofertadas de segunda à sexta, em cinco opções de horário. Pela manhã, as aulas ocorrem das 5h30 às 6h10; das 6h20 às 7h e das 7h10 às 7h50. À tarde, o serviço está disponível das 16h às 16h40 e das 16h50 às 17h30.

Aqueles que não quiserem ou puderem frequentar os polos reabertos do PAC, continuam tendo acesso às lives no instagram da Saúde de Aracaju (@saudearacaju), sempre nas terças e quintas-feiras, às 8h30.