Programa de Requalificação Urbana impactará positivamente a área social

Agência Aracaju de Notícias
25/02/2021 10h00

Com investimentos de mais de R$400 milhões, o Programa de Requalificação Urbana de Aracaju “Construindo para o Futuro” é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A captação do financiamento atesta a relevância das ações em assistência social desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, isso porque um dos critérios mais relevantes para a captação de recursos do BID é a contrapartida de utilizar o investimento em obras de impacto social.

A secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos, ressalta que a aprovação do projeto de financiamento junto ao BID foi possível graças ao trabalho constante da Prefeitura na área social.

“Todos os projetos que desenvolvemos sempre consideram o impacto social. Estamos preocupados com a mudança, com o desenvolvimento, em todos os níveis. O financiamento do BID para o Programa de Requalificação Urbana é só uma comprovação do trabalho que temos desenvolvido”, avalia.

Com os recursos do BID, será feito um importante projeto de mobilidade urbana com a construção da avenida Perimetral Oeste, que criará um novo corredor para interligar Aracaju a Nossa Senhora do Socorro.

Além dessa grande obra, será feita a reforma do Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, serão construídos centros da Assistência Social, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), praças e ecopontos para a coleta racional de resíduos sólidos.

Simone Passos destaca que os equipamentos construídos com os recursos do BID são de grande importância social para as comunidades. “Não é apenas uma avenida, não é apenas uma melhoria na mobilidade urbana, tudo tem um impacto social”, conclui a secretária.

Impactos reais
A diretora de Políticas de Habitação e Transferência de Renda da capital, Rosária Rabelo, enfatiza que o financiamento assinado com o BID envolve um conjunto de obras que vai mudar a cara da cidade. “É um projeto que não se preocupa meramente com o cimento, com a infraestrutura, é um projeto que está preocupado em melhorar a vida das pessoas”, esclarece.

Alinhado aos princípios do BID, o Programa de Requalificação Urbana terá um impacto ainda maior em áreas de vulnerabilidade social, em bairros como 17 de Março, Santa Maria, Lamarão, Santos Dumont e Olaria. “A melhoria não vai ser apenas no território, vai ser na vida das pessoas”, observa Rosária.

A diretora informa que o impacto social leva em conta as necessidades dos bairros onde as obras serão construídas. No 17 de Março, estão em andamento 4 praças, sendo algumas delas voltadas à primeira infância.

No bairro, serão construídos, também, o maior Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da capital e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para atender situações de abuso sexual e mulheres vítimas de violência.

Ainda na área da assistência social, serão construídos três equipamentos de grande importância: dois Creas, um no Jabotiana e outro no Bugio; e um Centro Dia para Idosos (CDI), no Olaria.

“O Programa de Requalificação Urbana não terá impacto apenas no que diz respeito a uma melhor infraestrutura, vai impactar diretamente a vida das pessoas dessas localidades, com benefícios para toda a cidade. Os recursos do BIB vão ajudar imensamente no enfrentamento à pobreza na cidade de Aracaju”, avalia Rosária.