Matrícula online para ingresso nas escolas municipais começa nesta segunda, dia 1º

Educação
01/03/2021 12h00

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início à última etapa da Matrícula Online 2021 nesta segunda-feira, 1°. Desta vez o sistema está voltado para a matrícula de estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos que desejam ingressar na rede municipal. 

A mãe ou responsável legal do aluno deve acessar o portal da Matrícula Online 2021, que funciona, no endereço eletrônico www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline, das 7h30 às 17h. O acesso está sendo disponibilizado tanto para computador, como para aparelhos celulares ou tablets com acesso à internet.
 
Até às 9h deste primeiro dia, foram realizados mais de 2.300 acessos. Caso não haja vaga em determinada unidade, a situação será analisada e possivelmente a vaga será viabilizada para o ingresso do estudante em outra unidade da rede.

“É importante ressaltar que somente após apresentar a documentação na escola em que o estudante deseja estudar, o processo de matrícula estará completo e a vaga será validada. Em caso de acessar o sistema online e a vaga pretendida não for encontrada, é possível entrar em contato com a unidade de ensino”, explica a secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite.

Desde dezembro, a Semed vem disponibilizado o processo para garantia de vagas para o ano letivo de 2021. A primeira fase foi realizada de dezembro a janeiro: a renovação de matrícula para aqueles que já eram alunos de uma das escolas municipais de Aracaju. A segunda etapa foi a de transferência interna, remanejando alunos que desejaram estudar em outra escola da rede municipal. 

“Só neste primeiro dia de matrícula para novos alunos foram realizados mais de 2.300 mil acessos até às 9h. Estão matriculados cerca de 24 mil alunos e temos capacidade de atender um pouco mais de 32 mil. Esta é a expectativa de Semed”, afirma a consultora extraordinária para assuntos governamentais da Semed, Maria Antônia de Arimateia. 

Plantão de Atendimento
Um call center para a Matrícula Online foi montado pela Semed para mães ou responsáveis legais que precisam sanar dúvidas ou obter mais informações sobre o processo. Os telefones para contato são: 79 3179-1538, 3179-1574 e 79 98106-2969 (WhatsApp).
 
O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, através de equipe formada por dez técnicos da Educação de Aracaju, que auxiliam os internautas para um melhor aproveitamento do sistema durante todo o período de matrículas.

Documentação necessária
 O responsável pelo aluno ou o estudante maior de 18 anos que solicitou vaga através do portal deverá concluir a matrícula levando os seguintes documentos para a unidade de ensino:
-Cópia do Registro (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável ou do aluno (quando maior de idade)
-Cartão de Vacinação do aluno atualizado, que é um documento que será necessário para os casos de crianças até 6 anos de idade e para os anos iniciais do ensino fundamental
-Comprovante de residência com CEP, que deve estar atualizado há no mínimo 3 meses
-Guia de Transferência da escola de origem ou uma Declaração Escolar, com prazo de 30 dias
-Cópia do Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS) para alunos da Educação Infantil
-Termo de Responsabilidade com todas as informações prestadas, que também precisa ser assinado e datado
-3 fotos 3×4 coloridas