Prefeitura de Aracaju mantém equipes em atenção para a alta da maré

Defesa Social e Cidadania
01/03/2021 16h01

Nesta segunda-feira, 1, a maré, pelo segundo dia consecutivo, atingirá 2,3 m, na capital. A situação vem sendo monitorada pela Prefeitura de Aracaju, através das equipes da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), para a adoção das medidas que forem necessárias à redução de possíveis transtornos.

De forma preventiva, foi emitido um alerta através do serviço SMS-40199, da Defesa Civil de Aracaju, com informações sobre horário de pico da maré e o volume esperado, de maneira que a população possa se precaver e evitar o trânsito nos locais, historicamente, impactados pelo fenômeno natural. Segundo o aviso, a maré atingirá a sua capacidade máxima às 17h54.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que, apesar do acumulado de chuva ter chegado a 14mm, em 12h, nesta segunda-feira, não há alteração em relação aos possíveis impactos já esperados em decorrência da maré.

"A chuva passada não impacta no volume da maré já esperada para o final da tarde de hoje. Pode haver influência, apenas, diante da ocorrência de precipitações no momento em que a maré atingir a sua capacidade máxima", enfatizou.

O gestor esclarece ainda que a partir de 2,3 m, geralmente, a maré provoca refluxo através das bocas de lobo, gerando uma lâmina d'agua em áreas mais vulneráveis. "As regiões que demandam maior atenção são as áreas do bairro 13 Julho, nas proximidades do canal da Anísio Azevedo, Praça da Imprensa e loteamento Estrela do Oriente, no Bugio", indicou, reforçando que no domingo (28), quando a maré também atingiu 2,3 m, não foram registradas ocorrências ou maiores transtornos.

A Defesa Civil estará monitorando a situação e com atenção aos chamados que possam surgir através do serviço emergencial 199, que funciona 24h. Já a Superintendência Municipal de Transporte de Trânsito (SMTT) também poderá atuar, caso seja preciso desviar o trânsito.