Serviço Emergencial 199 da Defesa Civil soma 80 atendimentos em dois meses

Defesa Social e Cidadania
02/03/2021 15h30

De maneira estratégica, para atendimento às situações emergenciais, a Prefeitura de Aracaju proporciona à população aracajuana um canal de comunicação direta com a Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Esse serviço é prestado a partir da disponibilização do número 199, que funciona 24h, ininterruptamente, assegurando atenção a todos os chamados.

Somente neste ano, foram contabilizados 80 acionamentos, dos quais 52 dizem respeito à solicitação de avaliação de risco de colapso estrutural, cinco para avaliação de queda de árvores e 15 situações de alagamento. O canal de comunicação está em funcionamento desde 2017, possibilitando a ampliação do acesso aos serviços de Defesa Civil, de maneira a gerar maior efetividade na prevenção e redução de riscos ou acidentes.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, considera o serviço essencial para a redução do tempo de resposta às ocorrências. "Esse é um dos melhores instrumentos que a Prefeitura de Aracaju dispõe para atendimento de socorro à sua população, no que tange a situações provocadas por chuva, alagamento, deslizamento de terra, estruturas prediais e outras. Todos os chamados são devidamente atendidos, obviamente, priorizando as ocorrências mais graves", enfatizou.

No local da ocorrência há uma avaliação, com a consequente adoção das providências necessárias, como indica o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado. "Quanto antes tomamos conhecimento sobre a situação, maiores as chances de evitar acidentes. Por isso, é muito importante que as pessoas entrem em contato caso notem possíveis anormalidades, sejam elas estruturais ou ocasionadas por fenômenos naturais. A partir do momento que recebemos a informação, encaminhamos a equipe técnica para a devida avaliação e orientação ao solicitante", explicou.

Paralelamente, diversas ações preventivas são executadas, inclusive, de maneira integrada aos demais órgãos da administração municipal. No âmbito da Defesa Civil é possível destacar o mapeamento e monitoramento de áreas de risco, o que viabiliza uma atenção direcionada às áreas com maior vulnerabilidade.

"Esse é um trabalho incessante. O serviço 199 é uma forma de proporcionar maior tranquilidade e amparo à nossa população, até mesmo acalentar essas pessoas nos momentos de dificuldades. Nós entendemos que é um serviço essencial, extremamente humano e que nos orgulha bastante. A nossa ideia é aperfeiçoar cada vez mais esse atendimento", avaliou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.