Servidores da Prefeitura participam de capacitação internacional voltada a PPP

Planejamento e Orçamento
05/03/2021 17h40

Entre os dias 8 e 12 deste mês, uma equipe formada por sete membros da  Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) estará representando a Prefeitura de Aracaju na primeira turma de 2021 da CP³P, um programa internacional de certificação profissional em concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

A capacitação, que acontecerá online, é promovida pela APMG Internacional - premiado Instituto de Certificação que credencia formação profissional e organizações de consultoria e gestão de sistemas de organização em todo o mundo.
 
Segundo o secretário Augusto Fábio Oliveira, "esta é mais uma oportunidade ímpar para a gestão municipal, que tem sido referência no quesito Parceria Público-Privada cuja autorização para a execução do primeiro projeto foi assinada em fevereiro deste ano pelo prefeito Edvaldo Nogueira".

"Diante disso, percebemos que a capacitação continuada dos servidores municipais nesse sentido é importante para que estejamos cada vez mais inteirados e ativos na execução desse e de outros  projetos que possam aparecer em forma de PPP", destacou.
 
Ainda de acordo com o secretário, além da qualificação, a participação também tem como foco o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos da equipe, tanto na gestão de projetos, programas e serviços, quanto nos quesitos qualidade, governança e riscos destes.

"Por se tratar de uma capacitação a nível internacional, acreditamos que o resultado só tende a ser positivo, assim como a nossa primeira PPP já é uma realidade positiva para os aracajuanos. Tenho certeza de que sairemos dessa capacitação com uma visão macro e internacionalizada sobre o tema", concluiu.
 
O CP³P
O programa de certificação profissional em Concessões e PPPs da APMG International (CP³P) é uma inovação do Banco Asiático de Desenvolvimento, em parceria com diversas  instituições bancárias internacionais, a exemplo do Banco Mundial, financeiramente apoiada pelo Public-Private Infrastructure Advisory Facility, que compartilham a visão de que o programa contribuirá para melhorar a eficiência e o desempenho de projetos de investimento privado em infraestrutura pública em todo o mundo.
 
No Brasil, já são cerca de 650 profissionais treinados, sendo 90% destes aprovados. Além disso, mais de 25 estados do país já possuem profissionais certificados no CP³P.
 
Participantes  
Acompanham o secretário Augusto Fábio, Adriano Bezerra (chefe de Gabinete), Ana Carla Machado (Assessoria de Captação de Recursos - Ascap), Fernanda Moura (coordenadora-Geral de Gestão de Pessoal - CGGP), Karina Calasans e Isabela Meneses (Central de Compras e Licitações), além de Alarico José Neto (Comissão Permanente de Licitação - CPL).