Covid-19: Aracaju já administrou a primeira dose da vacina em 100% dos idosos acamados

Agência Aracaju de Notícias
08/04/2021 10h00

Para alguns idosos, as limitações são mais severas e demandam cuidados especiais, como é o caso dos acamados. Ao compreender esta realidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esquematizou, dentro do planejamento da vacinação contra covid-19, o suporte necessário para garantir que esse público pudesse ser imunizado no conforto de seu lar. Assim, todos os idosos acamados, acima de 60 anos, estão sendo vacinados, na capital.

Com uma logística eficiente, que garante celeridade ao processo de imunização contra a covid-19, 1.165 idosos acamados já foram vacinados, o que corresponde a 100% desse público em Aracaju. A aplicação da segunda dose já foi iniciada e 192 idosos que estão acamados já completaram o ciclo de imunização contra a covid-19.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, salienta que a vacinação desses idosos segue avançando, diariamente. “Nosso objetivo é concluir a vacinação de acamados de forma célere e, junto às nossas equipes, que tudo seja feito da melhor forma possível", frisa.
 
"O importante é não deixar nenhum deles de fora porque, afinal, a vacina é o único meio de manter não só eles, mas todos nós protegidos contra a covid-19. Hoje, estamos vivendo um momento muito delicado em que registramos o aumento do número de internações, portanto, quanto mais pessoas conseguirmos alcançar, melhor será para o coletivo”, reforça a secretária.

Segundo Waneska, para ter acesso à vacina, os responsáveis legais pelos idosos ou familiares têm como opção dois caminhos. “É necessário que o responsável legal ou alguém da família possa se dirigir à UBS a qual ele é vinculado e informe sobre essa condição para que a equipe da Saúde da Família possa inserir esse idoso no cronograma de vacinação. A outra opção é realizar o cadastro pelo VacinAju informando que é acamado, colocando os documentos requisitados para a comprovação e aguardar que a nossa equipe do ‘Aracaju pela Vida’ vai entrar em contato pelo telefone e programar a data dessa vacinação, por isso é importante deixar o contato atualizado”, esclarece a gestora. 

A secretária ressalta, ainda, a capacidade efetiva que o Município tem para garantir a celeridade da vacinação. De acordo com Waneska, além dessa dinâmica para a imunização dos acamados, para os demais idosos, acima dos 66 anos, a Prefeitura estruturou um drive com condições de atender uma alta demanda.
 
"Tem ainda 32 UBSs que  também estão disponíveis, e até criamos apoios para outras quatro unidades que têm maior fluxo, como escolas, igrejas, associações, tudo com o objetivo de dar maior conforto às pessoas, para que elas possam ser vacinadas e de forma imediata possam retornar às suas casas, sem precisarem se expor à contaminação", completa Waneska.